terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

QUARTA NOITE DO NOVENÁRIO EM LOUVOR AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS - 2022

A quarta noite em louvor ao Sagrado Coração de Jesus teve como tema: “A Igreja oferece o pão da compaixão” presidida pelo Pe. Jonilson, pároco de Candeal.

Os responsáveis da noite foram: Setor Missionário 04, Pastoral Litúrgica e Filhas de Marias. As escolas públicas, estaduais e particular do município foram as homenageadas da noite. Também, se fizeram presente as Cáritas e as comunidades Barra e Varjota. Como animação contamos com a presença da equipe de Liturgia da Paroquia Senhor do Bonfim de Candeal.

“Logo que saiu da barca, um homem possuído por um espírito impuro, saindo de um cemitério, foi a seu encontro. Esse homem morava no meio dos túmulos e ninguém conseguia amarrá-lo, nem mesmo com correntes. Muitas vezes, tinha sido amarrado com algemas e correntes, mas ele arrebentava as correntes e quebrava as algemas. E ninguém era capaz de dominá-lo. Dia e noite ele vagava entre os túmulos e pelos montes, gritando e ferindo-se com pedras” (Marcos 5,2-5).

Pe. Jonilson iniciou a homilia refletindo sobre o espírito impuro, denominado também de espírito da morte. Da mesma forma que é considerado o responsável por tirar a alegria e a liberdade do homem mencionado no Evangelho, é também, o mesmo que nos tira a vitalidade nos dias atuais. Pessoas desanimadas, sem propósitos da vida, angustiadas e amarguradas, são pessoas possuídas pelo espírito da morte, o oposto daquilo que é o Espírito Santo, que segundo as palavras do Padre: “é o Espírito da vida, da alegria, que nos dá certeza que Deus está conosco”.

Trazendo para a reflexão o tema da noite, o padre Jonilson, em suas sábias palavras, fez a recordação do Evangelho de quando Jesus fez a multiplicação dos pães e dos peixes, nos fazendo entender que o Pão é o próprio Cristo, Ele que se dá como alimento eterno. Ainda ressaltou que não existe possibilidade de intitular Igreja quando a mesma não oferece o próprio Cristo Jesus, pois não há compaixão e não quer proporcionar alegria. “O pão da vida é alegria”.

Finalizou deixando uma mensagem de fé: “ Como cristãos, temos a responsabilidade de trazer a marca do nosso Salvador, pois é buscando o seu amor que teremos a libertação. Não venham a igreja somente em ocasiões, venham porque seu coração foi atraído por Jesus, e assim, não importa quais situações aconteçam, vocês terão forças de sempre recomeçar”.

Texto: Carolina Hilana
Fotos: Lilian