segunda-feira, 25 de junho de 2018

CERIMONIAL PARA O MANDATO DOS MINISTROS DA EUCARISTIA E CRISMA DE JOVENS E ADULTOS

Nossa Paróquia está recebendo novos ministros da distribuição extraordinária da Eucaristia. Pessoas que se dispõem a servir em nossa comunidade.

Ser ministro da Eucaristia não é só distribui a comunhão, mas que é também “fazer comunhão” entre os membros da comunidade da qual ele mesmo pertence. Eles se dispuseram com generosidade para este ministério e foram devidamente preparados.

Nessa mesma noite aconteceu a Crisma de Jovens e Adultos, onde ocorre a Confirmação, que é a efusão especial do Espírito Santo, como no Pentecostes. Tal efusão imprime, na alma, um carácter indelével e traz consigo um crescimento da graça batismal: enraíza mais profundamente na filiação divina, une mais firmemente a Cristo e a Sua Igreja, revigora na alma os dons do Espírito Santo e dá uma força especial para testemunhar através deste sacramento a fé cristã. Através deste Sacramento, encoraja o fiel e o fortalece para uma vida de testemunho de amor a Cristo.
Durante a sua homilia, Dom Ottorino nos relembra as duas parábolas citadas nas leituras deste dia. Jesus falava em parábolas, coisas práticas do dia a dia para todo mundo entender. Jesus assim como as sementes que caem na terra e dão frutos, assim também Jesus faz, espalha sementes ela Terra para evangelizar. Se a semente é seca, ela não vai produzir direito, mas precisa que seu dono a acompanhe, para ver se cresce de maneira correta, forte e frutífera. Assim como o grão de mostarda que é tão pequeno e cresce transformando uma árvore grande e forte, assim também nós, que somos filhos de Deus, vivemos a vida Divina entre nós. Que como um grão de mostarda, vamos crescer e nos tornar forte e lustroso. Mas precisamos ser árvores grandes no compromisso com Deus.

Toda semente de Deus, nasce por incentivo de Deus, mas cresce com a nossa colaboração em seguir seus ensinamentos. Precisamos ensinar nossas crianças os ensinamentos religiosos, o Projeto de Deus. Nossas crianças precisam aprender a respeitar as normas da igreja, aos mandamentos de Deus.

Como conselho aos ministros, ele disse que façamos com amor a missão escolhida. Estudem as leituras, vivam os ministérios e repassem os ensinamentos de Deus de maneira clara para seus irmão.

Aos crismandos, ele pedi que sigam os sete dons do Espírito Santo, e que sigam cada um deles. É preciso não apenas conhecer, mas sim seguir os Dons do Espírito Santo e se queres de verdade seguir a vida Cristã, deves pedir todos os dias ao Espírito Santo. Dom Ottorino ensina a comunidade a oração para pedir os Dons do Espírito Santo.

Que sejamos pessoas que não tenhamos medo de falar de deus, de seguir seus ensinamentos. O Reino de Cristo é para os cristãos que querem reinar com Ele, que querem viver e morrer como Ele nesta vida para estarem para sempre com ele na vindoura. Para isso, temos que “caminhar na fé e não na visão clara”. Se vivermos assim, ele fará de cada um de nós, um “cedro majestoso” e descobriremos, como Jesus, que o Reino de Deus já está no meio de nós.

Por: Cristian Leide