quinta-feira, 2 de novembro de 2017

MISSA EM COMEMORAÇÃO AO JUBILEU DE OURO DA CONSAGRAÇÃO DE ICHU AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS




Reina, triunfa, impera. Reina Divino Coração e apresse o teu reinado, Jesus nossa oração.Aqui nos reunimos, Jesus em Teu ceio, onde arde e palpita nosso único anseio. Aqui te oferecemos louvores e glórias da luta tremida que foi tua vitória. 
Entre os dias 20 a 28 de outubro de 2017 aconteceu o novenário antecedendo a grande festa do Jubileu de Ouro da Consagração de Ichu ao Sagrado Coração de Jesus. 
Durante o novenário foram apresentadas as doze (12) promessas do Sagrado Coração de Jesus 
No domingo (29), iniciando a celebração Padre Gildivan acolhe a comunidade presente em especial aos visitantes de Conceição do Coité, Riachão de Jacuípe, Teofilândia. 
Dando continuidade, Padre Evandro que presidiu a celebração acolheu a todos agradecendo pelo convite e inicia a celebração do Jubileu relembrando um pouco sobre a história, onde nos relembrou que no ano de 1967 já nos reuníamos para louvar e consagrar o município ao Sagrado coração de Jesus e 50 anos depois continuamos em fé e devoção a Ele. Um dia memorável, onde pedimos que nossos corações sejam semelhantes ao Sagrado Coração de Jesus, e que infelizmente não conseguimos, ter um coração tão misericordioso e amoroso de Deus. 
Trazendo a Palavra de Deus, uma jovem representando Santa Margarida Alacoque propagadora da Devoção ao Sagrado Coração de Jesus seguida das 12 promessas conhecidas durante o novenário. 

Durante a homilia, padre Evandro, fala sobre a experiência que hoje queremos fazer, suplicar a Deus para que o nosso coração se assemelhe ao Sacratíssimo Coração de Jesus. 
“Que lindo deve ter sido aquele dia que a 50 anos consagração este município ao Sagrado Coração, que hoje estão alguns aqui para reviver essa grande festa. Mas não vivemos apenas na lembrança do passado, devemos sim relembrar, valorizar as culturas, renovar a nossa história mas tudo isso para nos impulsionar para sempre. Hoje celebramos as bodas de ouro e pedir a Deus a força para vivermos daqui para frente. E o que nós queremos para os próximos anos é que sejamos um povo com o coração semelhando ao Sagrado Coração de Jesus. Igual sabemos que não é possível, mas semelhante como diz a oração sim. E para que isso aconteça, Deus nos mostra dois caminhos, não escolher um ou o outro, mas sim seguir os dois. O primeiro é viver com Jesus, com Coração de Jesus, colocado em pratica tudo que o evangelho de hoje nos ensina, colocando Ele em primeiro lugar. O segundo caminho é viver como Jesus, isso significa olhar para Ele e seguir os Seus ensinamentos, imitar o Seu exemplo. Devemos ser como Jesus, imitando as suas ações, aquele coração missionário que ama a cada dia mais. Que ama além dos que estão ao nosso redor, ir de encontro ao outro, visita àqueles que precisa de amor. Hoje celebramos os 50 anos e agrademos ao Sagrado Coração de Jesus por todas as graças alcançadas.” 
Para Pe. Evandro, foi uma grande alegria celebrar essa festa, que a 50 anos foi o Consagrou o município de Ichu foi Dom Jackson Berenguer Prado, que foi um pastor que fundou três dioceses: Diocese de Paulo Afonso, a Arquidiocese de Vitoria da Conquista, e a Arquidiocese de Feira de Santana e que antes dele ser bispo ele foi padre em sua cidade Euclides da Cunha e já conhecia histórias dele e de seus trabalhos que foi contado pelas senhoras do Apostolado da Oração. 
Vamos agradecer a Deus pelos 50 anos vividos até hoje e pedir pelos anos vindouros para que cada um de nós transformemos nossos corações mais semelhantes ao de Deus. 
Após a comunhão, vivemos a Consagração e Coroação do Sagrado Coração de Jesus, que teve sua coroa doada como a 50 anos pelo Senhor Renato Mascarenhas, prefeito do município naquela época, um momento de muita emoção que foi entoado pelo hino do Sagrado Coração de Jesus cantado pelo coral de crianças do terço das crianças de nossa Paróquia. 

Na continuidade, cantou-se os parabéns ao Sagrado Coração e em procissão deu uma volta na cidade ao som dos repiques de sinos como na primeira vez. Ao retornar aconteceu o momento de consagração e a benção final. 
Após a celebração, aconteceu apresentação da Banda Manto Azul em frente a Igreja Matriz. 


Conheça a história: 


Em 1967 o PAPA Paulo VI através da revista mensageiro do sagrado coração de Jesus fez um apelo ao mundo para se consagrar ao Sagrado Coração de Jesus. O apostolado das oração de Ichu, obedecendo a igreja, lançou a ideia da qual foi aceita por todos. A senhorita Águeda Oliveira Carneiro secretária do Apostolado, foi a coordenadora do evento. 
Com a ajuda do Pe. Lucas de Nuzza iniciaram os trabalhos de preparação. Enviaram um ofício ao prefeito Municipal o senhor Renato Cedraz, solicitando o seu apoio. O mesmo enviou a Câmara Municipal de vereadores e o projeto foi aprovado com muito entusiasmo. Eram vereadores da época, Abelardo Cedraz, Oscar Cedraz, Hamilton Ferreira da Silva, José André de Almeida, Rosalvo João Carneiro, Luiz Júlio Carneiro, Edson Ferreira da Silva e Álvaro trabuco de Lázaro. 
Uma equipe foi a Feira de Santana convidar o senhor Bispo Dom Jackson Berenguer Prado, para ser o orador oficial e dar a Sua permissão. O prefeito convidou seus colegas das cidades vizinhas. Todos se envolveram nos preparativos, Pe. Lucas passou o novenário em intensa atividade : missas, terço, bênção do Santíssimo Sacramento, palestras etc... 
Eis que chegou o grande dia! 
As 4 horas da manhã o serviço de Alto falante do Lony Real circo , fez a Alegre alvorada, dando a entender a todos o início de um dia festivo, juntos ao repique dos sinos e muitos fogos! A cidade neste dia apresentava um aspecto todo especial. 
As 10 horas da manhã, teve início a missa, que pela primeira vez foi concelebrada no nosso município . Presidiu a celebração Pe. Lucas e concelebrou Pe. Hélio da paróquia de Riachão do Jacuípe e Frei Antônio da paróquia dos Capuchinhos de Feira de Santana. 
Após a celebração o prefeito Renato Cedraz ofertou a coroa em nome de todos os Ichuense. Benta a coroa por Pe. Lucas ela foi entregue a dois jovens um representando o papa Paulo VI e o outro o primeiro papa São Pedro. E os mesmos coroaram o Coração de Jesus com estas palavras: “Recebeu senhor Jesus, Deus do universo, criador de todas as coisas, a coroa que vossos filhos Ichuense vos oferece. Reinai senhor sobre este município e seus habitantes. Guiai-lhes os governantes para que governem com justiça e paz! Abençoe esta gente que em sua simplicidade, procura fazer a vossa vontade. A frase era cortada aos ecos de vozes que acalmavam o Cristo Rei. 
O show de Luiz Gonzaga 

A pequena cidade de Ichu, com apenas 5 anos de Emancipação Política já tinha a honra de receber o Rei do Baião e criador do Forró puro e autêntico Luiz Gonzaga. 
Seu Antônio de Roque, homem simples e de bom humor é uma das pessoas que sempre conta histórias e guarda ainda na lembrança esses momentos inesquecíveis que estarão sempre presente na memória de todos daqueles "anos dourados da música". 
Segundo informações do Sr. Antônio de Roque, Luiz Gonzaga veio se apresentar em um circo chamado Palácio do Riso, tendo como proprietário Supapo e trouxe muita animação para o público cantando e tocando lindas canções que são até hoje imortalizadas na memória dos brasileiros, principalmente dos nordestinos. Este circo muito famoso trouxe como muitas apresentações a exemplo do mágico Ione, a dupla de trapezistas Zezito Lucena e Eva Lúcia e o palhaço Tampinha, e Salário Mínimo, tudo sem as malícias de hoje, além de atrações musicais, tudo isso conseguia atrair grande público. Seu Antônio aproveita para lembrar ainda de um caso bem engraçado que aconteceu: "a iluminação da cidade ainda era a motor de óleo diesel e eu era o responsável para "abastecer o motor", mas o interessante é que fiquei tão empolgado com a vinda do Rei do Baião que acabei esquecendo de colocar a reserva de óleo na máquina, deixando Gonzaga no escuro, mas felizmente me dei conta do problema a tempo e tudo voltou ao normal"- conta seu Antônio de Roque as gargalhadas. Seu Antônio de Roque julga que a música “forró no escuro“ foi feita diante deste fato. 
O senhor Irineu do Barro Vermelho também conta essa história detalhada: "era a Festa da Consagração do Município ao Sagrado Coração de Jesus e desde cedo que o Serviço de Alto Falante já tocava a música Asa Branca, avisando que Gonzaga vinha para Ichu e ao mesmo tempo o locutor convidava o povo para ir para o Show; o interessante é que quando se ouviu a linda música Asa Branca no Serviço de Alto Falante através dos discos de vinil (os famosos bolachões ou Lps) todos mundo dizia: "Olha Luiz Gonzaga já chegou, já chegou vamos lá para ver se ele já está cantando". 
Uma moradora do povoado de Casa Nova disse na Semana da Cultura deste ano o seguinte: "Gonzaga era muito humilde e com grande diferença da maioria dos cantores famosos de hoje não tinha orgulho; ainda me lembro que ele passou lá por Casa Nova dirigindo seu carro e me perguntando com toda educação onde era a estrada que ia para Ichu, ele mesmo vinha dirigindo, trazia sua grande sanfona branca no banco do carro também mostrando sua simplicidade, mesmo com sua fama que tinha em todo o Brasil". 
Nesta oportunidade sendo festa de Consagração do Município a comunidade ichuense não poderia ter melhor presente artístico como a presença do Rei do Baião Luiz Gonzaga. Gonzagão realizou um grande show no palco do circo e até hoje muitos ichuenses que estiveram na apresentação relembram com saudade. 
Temos a certeza que Gonzagão nas nossas lembranças permanece dando show de alegria com suas músicas que serão relembradas nas noites de São João e e de todo o Brasil. Fonte: Iradilson Lúcio Carneiro , Antônio Oliveira Carneiro , Irineu Renato Carneiro, Antônio Gomes Carneiro, Lucineia Gordiano. Vemos duas fotos da festa da consagração e atrás da igreja vemos o circo. 
Texto da história da Consagração e show de Luiz Gonzaga publicado na página Ôh Sertão! De Edcarlos Almeida. 


Confira as fotos:
(Clique nas imagens para ampliá-las)





































































































Por: Cristian Leide
Fotos: Camila Carneiro


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário