quarta-feira, 18 de outubro de 2017

MISSA DO 28º TEMPO COMUM

"Muitos são convidados, mas poucos são escolhidos"

Primeira Leitura: Is 25, 6-10a
Salmo: Sl 22, 1-3a.3b-4.5-6
Segunda Leitura: Fl 4, 12-14.19-20
Evangelho: Mt 22.1-14

Seguindo as intenções em homenagem ao dia do professor, nesse mês de missões, sobre o qual tem a "missão" de educar; e sob as vozes do coral infantil, mais uma missa dominical foi realizada em nossa paróquia.

Na homilia, Pe. Gil introduziu a fala convidando os fiéis a cantar: "Felizes os convidados ao banquete da alegria, comungar a Santa ceia com Jesus e companhia". Nos recordou que nos domingos anteriores, as celebrações nos anunciava a vinha do Senhor, onde Jesus representava o Rei, e nós, os seus convidados.

Na liturgia de hoje, nos falava do banquete, festa do Senhor. Na primeira leitura do profeta Isaías, o banquete era preparado pelo próprio Deus para todos os povos. no Evangelho, a parábola da festa de casamento traz muitos ensinamentos, o Rei simboliza Deus, o marido representa Jesus que faz a vontade do Pai rumo à vida e a esposa, a imagem da humanidade que segue os passos do Senhor. Os servos são os profetas que anunciam o projeto de Deus, os convidados são os pecadores, e os que disseram "não" são os lideres que não reconhece o que Deus nos oferece.

São Paulo nos diz que a união entre esposa e marido representa a união de sua igreja vivendo em fidelidade e amor. Ainda diz "Muitos são os convidados, mas poucos são os escolhidos". Muitos arranjam desculpa e nunca tem tempo para Deus, e Ele continua insistindo pois não muda sua natureza de misericordioso e Pai acolhedor.

Não basta ser apenas convidados, é preciso que sejamos participantes e "trajar as roupas da festa", ou seja, fazer a vontade de Deus e mudar de vida para acolher um novo projeto.

(Clique nas imagens para ampliá-la)

Por: Taciana Araújo Carneiro
Fotos: Richard Silvestre