segunda-feira, 9 de outubro de 2017

MISSA DO 27º DOMINGO DO TEMPO COMUM


Ó Deus eterno e todo-poderoso, que nos concedeis, no vosso imenso amor de Pai, mais do que merecemos e pedimos, derramai sobre nós a vossa misericórdia, perdoando o que nos pesa na consciência e dando-nos mais do que ousamos pedir. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

  • 1ª Leitura - Isaías 5,1-7
  • Salmo - 79/80
  • 2ª Leitura - Filipenses 4,6-9
  • Evangelho - Mateus 21,33-43
Homilia:

A 1ª Leitura e o Evangelho nos falam da vinha. Também no domingo passado o tema foi a vinha que representa a casa de Israel, o povo escolhido que deveria acolher a Deus. 

A 1ª Leitura fala da história do amor de Deus e infidelidade do povo. Deus esperava coisas boas do povo de Israel: respeito, justiça e fidelidade à aliança. Vamos transformar o mundo praticando o respeito e a justiça, pois é isso que o senhor espera de nós.

A 2ª Leitura mostra que Deus sonha uma coisa e o povo pratica outra: sangue derramado, corrupção e injustiça. Deus espera uma postura diferente da que apresentamos a Ele. No Brasil estamos vivendo algo semelhante ao narrado nas leituras, pois estamos perdendo nossos direitos ao escolhermos mal os nossos representantes votando em troca de algo. Isso não condiz ao Cristão, especialmente ao que bebe da Palavra e se alimenta do Pão. 

O Evangelho fala que o Senhor espera de nós frutos bons. O filho da história é Jesus. Jesus é a novidade do Reino que apresenta uma nova maneira de amar. Deus não destrói a vinha, Ele tira das mãos dos que não produzem. Quando Jesus diz que a vinha será entregue a um novo povo, que são os discípulos de Jesus, os que seguem seus caminhos.

No contexto do Brasil, o Senhor não destruirá, mas será entregue a outros que possam fazer direitos e a justiça acontecer (sobre os direitos perdidos, aqui em Ichu teremos a coleta de assinaturas contra o projeto de retirada dos direitos no Barracão Municipal amanhã, dia 09. Levem o título e assinem, pois não estaremos perdendo nada e iremos perder se não fizermos isso). 

Todos nós, membros do povo de Deus, temos a missão de produzir frutos bons. A vinha é o mundo e nós temos esse dever.

Confira as fotos:
(Clique nas imagens para ampliá-las)


 




Por: Lylian Gabriele

Nenhum comentário:

Postar um comentário