segunda-feira, 1 de maio de 2017

MISSA DO 3º DOMINGO DA PASCOA

Meus queridos irmãos e minhas queridas irmãs, nós escutamos mais uma vez o evangelho falar do primeiro dia da semana, o grande dia da ressurreição. O dia em que Senhor Deus tirou seu filho da sombra da morte e traz para a vida.

Neste dia, diante daquele acontecimento que Jesus se mostra a Pedro a comunidade é convidada a testemunhar as maravilhas de Jesus, e da ressurreição para que outras pessoas também possam experimentar o anúncio da igreja, aqueles mesmos discípulos são testemunhas da ressurreição, são chamados a anunciar. Então no dia de Pentecostes Pedro estava junto com os onze apóstolos reunidos. Pentecostes significa espírito, então Pedro cheio do Espírito levantou, e disse a grande multidão, “homens de Israel, escutai estas palavras. Jesus Nazareno foi um homem aprovado por Deus e junto de vós, realizou vários sinais e prodígios. que foi morto já não morre mais, Ele hoje vive no meio de vós”.

Jesus que enfrentou a morte, mais ressuscitou se faz peregrino juntamente conosco, como ouvimos na passagem dos discípulos de Emaús. Se Fez um forasteiro na caminhada dos discípulos, Jesus se faz companheiro como se fez caminheiro com os discípulos de Emaús, entra na nossa vida e come do mesmo pão hoje Ele vive, entra na nossa vida e nos convida a anunciar a boa nova a nossos irmãos, de Jerusalém a Ichu ou até os confins do mundo.

A segunda parte da missa de hoje, se dá no momento em que Jesus senta-se a mesa com os discípulos ao partir do pão, e a partir daí que é reconhecido, ao escutar a palavra do gesto de Jesus ao partir o pão, é que os discípulos reconhecem e a comunidade reunida, Jesus se faz ressuscitado.

Para nós católicos, a vida não termina ao fim da celebração, temos que sermos ainda mais solidários. Na imagem daquele discípulo que não é anunciado o nome, é ali que está o nosso nome, nós ainda precisamos celebrar a imagem, na comunidade reunida, Jesus se revela ressuscitado. Esta igreja se torna hoje aquela igreja de Emaús, que durante a vivência fraterna possamos experimentar o nosso coração arder. Esta é a igreja de Emaús, convidada a se renovar na fé do ressuscitado, para anunciar as maravilhas para os outros, com a coragem do ressuscitado. Que esta Eucaristia, nos fortaleça ainda mais no seguimento de Jesus e que possamos ser suas testemunhas não apenas em Ichu, mais em qualquer ambiente que estivermos.

Por: Cristian Leide e João Ramos