segunda-feira, 1 de maio de 2017

MISSA DO 2º DOMINGO DA PÁSCOA


Hoje é o domingo da Divina Misericórdia. Deus proclama que sua misericórdia é sem limites e é eterna. Orientados nessa fé e confiança filial, celebramos a Misericórdia de Deus.

Celebrando com a comunidade na sede e na Área Rural, juntamente com os Núcleos IV (Barra, Varjota, Campinas e Nova Esperança) na comunidade de Campinas, Pe. Gil nos refletir sobre a misericórdia do Senhor. 

Nos Atos dos Apóstolos, Lucas delineia características da comunidade cristã nascida da Páscoa e do Pentecostes. O texto de hoje inicia enumerando aquilo que é essencial, para que uma comunidade seja eclesial e cristã: perseverar em ouvir o ensinamento dos Apóstolos, na comunhão fraterna, na fração do pão e nas orações. 

Em seguida, enriquece essa descrição e acentua as reações positivas de quem admirava de fora e finaliza dizendo que a cada dia mais pessoas passavam a integrar a comunidade. Em sua primeira Carta, Pedro bendiz a Deus pelos seus inumeráveis dons. Essa sua oração está articulada em três partes e centrada em Deus Pai, em Jesus Cristo e no Espirito Santo.

Todo o texto retrata a alegria dos cristãos, por terem recebido tão grande dons, por meio de Jesus Cristo. Claro que a resposta humana deve centrar-se na vivencia das virtudes teologais da fé, esperança e caridade. 

O Evangelho de João narra, em primeiro lugar, a aparição do Ressuscitado, na tarde da Páscoa, “primeiro dia da semana”. Jesus se apresenta, dá-se a conhecer e os envia em missão. Depois, o evangelista acrescenta outra aparição, “oito dia depois”, agora já com a presença de Tomé, ausente na primeira aparição. Aos demais, Tomé havia declarado sua incredulidade. Agora, Jesus encontra-se com Tomé e o capacita a também professar sua fé, depois de tocar o Senhor: “Meu Senhor e meu Deus!”. O texto finaliza com as palavras de Jesus dirigidas aos cristãos de todos os tempos: “Bem-aventurados os que creram sem terem visto!”. Quem crê tem a vida no Senhor.

Após a celebração foi apresentada a criança Vitória, filha de Taina, prova de um milagre de Deus sobre a sua vida.

Confira as fotos:
(Clique nas imagens para ampliá-las)








Por: Cristian Leide e João Ramos

Nenhum comentário:

Postar um comentário