sábado, 21 de março de 2015

MISSA DE SOLENIDADE DE SÃO JOSÉ

“José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo.” (Mt 1,20).

Na noite do dia 19 de março foi celebrada a Missa em Solenidade a São José, O Patrono da Igreja. E como pede o Direito Canônico, embora havendo Tríduo em louvor a São José na Comunidade de Calumbi, as solenidades devem ser celebradas na Matriz, onde há mais gente.

São José, modelo de homem justo, e por vezes, uma figura até esquecida, nos ensina a ser modelo na família do mesmo jeito que ele foi para o crescimento e desenvolvimento do Menino Jesus, que, claro, mesmo sendo Deus, necessitava de uma “proteção” paterna aqui na terra. Pois era assim naquele tempo, na religião judaica: o homem que era o responsável pela educação dos filhos, seja no trabalho seja na religião.

Não obstante é isso: o padre! Uma figura paterna na Comunidade para formar uma pessoa na fé em Deus. Não restringindo este papel somente ao homem, como atualmente nota-se que são mais as mulheres que fazem o papel de educar na fé, de catequizar.

O pai não tem o papel de somente por a feira em casa! O pai zela, trata com carinho e cuida do jeito dele. Podendo não ser da mesma forma da mãe que demonstra uma forma mais dócil, mas o pai com sua praticidade, valentia e pro-ação tem o seu amor para com o filho. Amor esse que se não dado, pode fazer com que a criança procure “amores paternos” em outros lugares, com outras pessoas. E é aí que está o perigo.

É necessário seguir o exemplo de Cristo, que viveu os aprendizados de seu pai adotivo aqui na Terra. E também o exemplo de São José. Que as famílias se espelhem na Sagrada Família a fim de construir uma sociedade mais fraterna.

São José, socorrei-nos, livrai-nos, defendei-nos e auxilai-nos.

Avisos: Dia 25 mutirão de confissões às 19h30 na Igreja Matriz.

Por Mauricio Pereira
Fotos: Lylian Gabriele