quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

6ª NOITE DA FESTA EM LOUVOR AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS - 2015


Nesta 6ª noite em louvor ao Sagrado Coração de Jesus tivemos como tema, “O Evangelho do Matrimônio que nasce das famílias”. A celebração ficou sob a responsabilidade da Pastoral da Família e Casais Jovens, com a participação das comunidades de Capoeira do Rio, Umbuzeiro, Alto das Porteiras e Bairro 06. Recebemos a visita das paróquias de Senhor do Bonfim de Candeal e Santo Antônio de Tanquinho.


“Estamos reunidos pela fé que nós temos a Jesus Cristo, Ele que nos conduz e nos toca com a sua misericórdia, fazendo-nos refletir sobre o mistério da sua paixão e morte que revivemos na Eucaristia” Com essas palavras, Pe. Elias, palestrante da noite, acolheu a todos presentes.

Em sua palestra, Padre Elias chamou atenção para as leituras do dia que diz: “não arreda o pé do caminho, não se deixe levar pelas maldades que nos faz afastar do caminho de Jesus. Essa palavra é para todos nós, mas, é preciso saber quais são essa maldades, o que é que nos faz sair do caminhos de seguidores de Jesus?” 

O Evangelho (Marcos 6,1-6) mostrou que eles se admiravam de Jesus e também se escandalizavam com seus ensinamentos, porque eles queriam ficar no seu cantinho sem fazer nada, porque o ensinamento de Jesus era “quem quiser me seguir negue-se a si mesmo, tome sua cruz e carregue.” Não podemos segui-lo de vez em quando ou mais ou menos, isso não existe! Depois que aceitamos o convite de Jesus no batismo e tomamos consciência, não temos mais desculpa de não segui-lo.

Refletimos nesta noite a realidade do matrimônio e da família. Pe. Zezinho tem uma reflexão muito interessante quando fala em um dos seus discos da diferença entre Sacramento e Casamento. “Sacramento tem a ver com sagrado, com sinal visível que faz efeito em nossa vida. E casamento hoje é chamado de tanta outras coisas como união, mas eu quero chamar atenção para o Sacramento Matrimônio que é coisa de Deus, coisa sagrada, de união, quando se fala disso se fala de compromisso diante de Deus e da comunidade, o sacramento é um sinal que toda a comunidade deve participar.”

Muitas vezes não temos consciência da realidade do sacramento; Jesus disse: crescei e multiplicai. Somos criados a imagem e semelhança de Deus, recebemos o dom da vida com tudo que temos direito, Ele nos dá uma família e essa família nos proporciona uma fé. Recebemos três presentes de Deus: vida, família e fé.

“Todo mundo recebe igualmente estes três presentes e não entendo porque as vezes jogamos fora, desprezamos, nem valorizamos o que recebemos de Deus, vamos morrer sem entender como é que recebemos um presente desse de Deus e não valorizamos aquilo que só Deus pode dar “a vida” e Ele partilha conosco o poder de gerar e de criar a vida, que é mais que um presente, é um dom que só Deus nos dá, e Ele dá também para um casal o dom de procriar, e muitas vezes o casal reclama que filho é um castigo, esquecendo que é um dom de Deus. A vida é um dom que tem tudo a ver com Sacramento do Matrimônio, com geração de filho.”

Pe. Elias ainda nos disse que “a família é o fundamento da sociedade, pois, a vida está em primeiro lugar. Me admiro ver muitas mulheres matar um filho, porque está matando a vida de um ser indefeso. Muita gente diz que muita coisa vai mudar com o Papa Francisco, mas os Princípios não mudam nunca, são fundamentos e isso não se mexe: vida, fé e família. Desde as primeiras novelas nos anos 60, elas vêm para destruir as famílias, mas não conseguiram e nunca vão conseguir, porque Deus e a família estão sempre presente na vida das pessoas, pois não podemos esquecer desses dois grandes nomes: Deus e Família, por isso ficai atento não desvie do caminho. Hoje, damos graças a Deus que muita gente não quer desviar desses caminhos, estamos alimentando através de encontros e estudos na comunidade e a família como a certeza de é o grande dom de Deus juntamente com a fé e a vida.”

“Por isso, fica para todos nós esta mensagem: o sacramento como sinal do sagrado, do matrimônio, que é o compromisso da união conjugal que nos ensina a seguir os ensinamentos de Jesus que devemos passar para nossa crianças, para nossos jovem com o nosso testemunho de união, fidelidade e de vida, que Jesus se dar a nos como alimento para fortalecer a nossa fé, é aqui que buscamos nossa força é no altar da Eucaristia que se dar como alimento para nós para fortalecer a nossa fé.” 

Por fim, Pe Elias finalizou: “Graças a família e com a família na comunidade podemos transformar as comunidades onde vivemos para viver mais unida e assumir seu compromisso de servir. Que possamos aproveitar não só esta noite, mas a festa toda e dizer para si mesmo: eu tenho que mudar o meu jeito de ser católico e de ser cristão. 

Depoimentos:


“ É uma festa muito animada e participativa. Que o Sagrado Coração de Jesus abençoe. Tenham uma boa festa que ela possa transformar e evangelizar os corações de todos.” Maria José cidade de Candeal Paróquia Senhor do Bonfim


“ A festa do Sagrado Coração de Jesus é valiosa, mesmo aqueles que não podem vir querem estar presente , pois é de muita alegria esta festa para todos” Helena Comunidade de UMBUZEIRO


“ A Festa do Sagrado Coração de Jesus traz grandes histórias de fé, devoção e boas lembranças. Continue sempre assim, fortalecendo cada vez mais a fé dos cristãos.” Edilson e Jane Casais Jovens


“ A festa em comemoração do Sagrado Coração de Jesus é um momento de renovarmos nossa fé e fortalecer as nossas ações voltadas para vida cristã. Além de ser um momento muito marcante para a cultura ichuenses.” Daíze Bairro 06


“ Hoje na 6ª noite da Festa do Sagrado Coração de Jesus teve como momento principal o Sacramento do Matrimônio, nos alertando muito bem o Padre Elias para que as famílias não percam seus conceitos e continuem perseverando como família em comunidade nos alertando para que nossa família continue estruturada” Antonio Carlos ( Pêpa) Comunidade de Alto das Porteiras

Confira as fotos:
(Clique nas imagens para ampliá-las)





















































Por: Fernanda Carneiro
Fotos: Camila Carneiro e Júlia Karina


Nenhum comentário:

Postar um comentário