quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

5ª NOITE DA FESTA EM LOUVOR AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS - 2015


A comunidade Católica de Ichu e região celebram mais uma noite do Novenário ao Sagrado Coração de Jesus. 

Com muita fé e alegria iniciou-se a quinta noite em louvor ao Sagrado Coração de Jesus. O Grupo do Terço dos Homens acolheu os visitantes e as comunidades presentes tendo como tema “Liturgia, instrumento privilegiado de evangelização”.

Houve a participação do Bairro V, das comunidades locais Nossa Senhora das Candeias (Casa Nova), São José Operário (Barro Preto/ Progresso) e das comunidades visitantes de Terra Nova (Riachão do Jacuípe) e o Grupo do Terço dos Homens de Juazeirinho (Conceição do Coité).

O palestrante da noite foi o Pe. ‎Ruthberg Pereira, mais conhecido como Padre Gugu, da Catedral de Serrinha, que refletiu sobre o tema relacionando-o com as leituras proferidas na noite. 

Ao proferir a palavra falou sobre o livro dos Hebreus que é composto por 13 capítulos e tem como mensagem principal: Jesus Cristo como sacerdote da Nova e Eterna Aliança. 

“A liturgia é um serviço, um lugar privilegiado onde Deus se manifesta com seu cuidado, com seu carinho e com seu amor por cada um de nós”. Para esclarecer sobre a liturgia ele utilizou-se da explicação de alguns Sacramentos, já que “todo sacramento celebrado consiste em vida e consiste em festa”. 

“O Batismo é a porta que dá acesso a todos os outros Sacramentos, mas que nos dá acesso também a uma grande graça que é o céu. Então se o Batismo é uma porta que se abre para que eu tenha acesso a Deus, logo o Batismo se torna um lugar de festa e de celebração da vida.”

A celebração das exéquias também traz um momento de liturgia. “Enquanto nós estamos lá chorando, tristes, é um momento de alegria e de celebração de vida também”, porque “quem morre, morre para nós, mas pra Deus ele vive. E nós católicos somos convidados diante da morte a celebrar a vida, a dá sentido a essa realidade tão necessária para a nossa vida.” Então a liturgia é lugar onde nós nos reunimos.

Ao continuar, o padre traz a liturgia como um serviço de Jesus Cristo para a comunidade, onde Ele serve ao mundo. “Foi na liturgia que Ele se fez pão. Foi na cruz que Ele nos deu acesso a salvação eterna.” A liturgia é um lugar privilegiado de comunicação de Deus para com o homem, onde Deus anuncia e comunica seu amor não só com palavra, mas através de nossos gestos no dia a dia.

Sentar-se a mesa é sinal de comunhão, é sinal de amor, é sinal de doação. Assim, o padre foi explicando o sacramento da Eucaristia um momento de liturgia em que Jesus “preparou a mesa, pegou os alimentos, chamou os amigos, colocou até um inimigo ao redor da mesa e ali Ele celebrou o amor, se doou e se entregou”. 

Segundo o padre, a nossa vida como católicos só não é melhor porque nós desconhecemos as verdades da nossa fé. “A nossa vida não é mais vivida com intensidade porque estamos distantes dessas verdades. Nós não sabemos da grande liturgia da vida que Deus nos chama a viver.”

Logo após, Padre Gugu foi refletindo sobre as leituras nos trazendo alguns ensinamentos. No livro de Hebreus ele cita as lições de sacrifício, entrega e salvação. Falou também dos combates que nós católicos enfrentamos hoje: a indiferença e a ignorância na fé. O padre terminou suas reflexões dizendo que “Jesus nos insere em uma grande liturgia, numa grande ciranda para termos a certeza de que o amor de Deus vence em cada um de nós”.

No final da celebração, houve a entrega das lembranças e sorteio da rifa, tendo como ganhador Roni da padaria. Além disso, foram prestadas homenagens aos aniversariantes do dia: Dona Antônia e Seu Amaro. 

Depoimentos:


"É o primeiro dia que participo do Novenário neste ano. Acho muito importante este momento." Maria Marina da Silva Oliveira - Comunidade São José Operário (Barro Preto/ Progresso) 


“Novenário é um momento sublime de vivência da nossa fé e lugar de celebrar a liturgia da amizade, do amor e do perdão.” Pe. Gugu – Catedral de Serrinha


“Até o momento eu estou gostando da palavra de Deus transmitida e dos temas desenvolvidos nas noites. Isso tudo está me trazendo um acréscimo na fé. Estou adquirindo experiência e me animando cada vez mais para amar a Deus. O novenário com certeza está contribuindo para isto.” Sérgio Marcos dos Santos - Comunidade Nossa Senhora das Candeias (Casa Nova)


“Não é só um momento de oração. É um momento de comunhão com o Pai que nos faz refletirmos sobre a nossa prática religiosa e a nossa fé.” Gildenor Ferreira Oliveira (Grupo do Terço dos Homens)


Confira as Fotos:
(Clique nas imagens para ampliá-las)





































Por: Ilka Myrele

Fotos: Lhayanna Karolyna 


Nenhum comentário:

Postar um comentário