segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

4ª NOITE DA FESTA EM LOUVOR AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS - 2015

Nesta 4ª noite de novena tivemos como responsáveis a Pastoral da Criança e a Pastoral da Catequese, com o tema "Catequese, construindo a Igreja em Comunhão" tendo a palestrante Raimunda Meire, com a presença das comunidades de Nossa Senhora Aparecida (Nova Esperança), São Pedro Apóstolo (Campinas) e Bairro IV e as comunidades visitantes foram Aroeira e Lagoa do Meio (Paróquia Conceição do Coité).

Hoje, dia 2 de fevereiro, a Igreja celebra a Festa de Apresentação do Senhor. Por isso, no início da celebração houve a bênção das velas. Este rito das velas lembra as palavras de Simeão referindo-se ao Menino: "luz para iluminar as nações, e para a glória de vosso povo de Israel" (Lc 2, 32)

Explanando o tema da noite a palestrante Raimunda Meire disse que a catequese é o caminho que o discípulo conduz para a missão, catequista a serviço da palavra construamos a igreja em comunhão.

Catequese: construindo a igreja em mutirão. Por que? Porque catequese vem do verbo catequizar e catequizar significa ensinar, instruir, educar, doutrinar. Ato de transmitir os ensinamentos das coisas de Deus, e mais que isso é dar exemplo de vida em cristo.

Catequese não é simplesmente reunir uma turma de criança, jovens ou adultos, e uma vez por semana se reunir para conversar um pouco, copiar textos, fazer uma oração e pronto, catequizar é todo processo de vivência comunitária de participação na vida do outro. Ato dos apóstolos nos oferece um dos maiores exemplos da construção de uma igreja em mutirão (At 2, 42-47) a missa (celebração Eucarística) é outro momento forte de catequese quando esse momento é bem preparado, bem pensado nos leva a refletir sobre nossas práticas.

Depoimentos:

"É importante na nossa vida celebrar a festa do Sagrado Coração de Jesus, porque fortalece a nossa fé, e para nós cristã celebrar, fortaleza e convenção". Maria Julieta de Jesus Santos - Comunidade Nossa Senhora Aparecida (Nova Esperança)

"A festa do Sagrado Coração de Jesus é um momento de restabilização da fé, é um momento em que a comunidade tem oportunidade de refletir sobre a mesma".
Raimunda Meire - Pastoral da Catequese

"É de grande importância nós povo de Deus estarmos reunidos para celebrar a vida, mistérios da nossa fé". Ademir Rodrigues da Mota  - São Joaquim, Comunidade de Aroeira

"A participação dos fies que é o momento maior da igreja onde possam expressar sua fé". Silvaneide da Silva - Pastoral da criança

Por: Mara Ribeiro