quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

MISSA DO 3° DOMINGO DO TEMPO COMUM

“Jesus foi para a Galileia, pregando o Evangelho de Deus e dizendo: ‘O tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede no Evangelho!’”. (Mc 1,14-15)

Neste domingo, 25 de janeiro, animada pela Pastoral da Catequese a Igreja celebrou o 3º Domingo do Tempo Comum, refletindo na 1ª Leitura Jonas 3,1-5.10, o Salmo 24, na 2ª Leitura 1Coríntios 7,29-31 e a proclamação do Evangelho de Marcos 1,14-20.

Durante a Homilia, Pe. Rodrigo alertou sobre as características essenciais dos seguidores de Jesus Cristo, que devemos estar atentos para a completa conversão: o “discipulado” e a “missionariedade”. A primeira trata do seguimento de Jesus, acreditando verdadeira e profundamente na Boa Nova do Reino de Deus. A segunda trata-se da ação. Ação esta que devemos nos por a serviço.

Como Jonas, que a princípio mesmo sem vontade, aceita que a vontade maior vem de Deus e põe-se a servi-l’O, assim devemos ter em mente. Não nos devemos deixar ser tomados pelo individualismo e guardar um Tesouro que pode e deve ser compartilhado.

Para isto, devemos olhar atentamente o caminho do Senhor, para que Sua verdade nos conduza (cf. Sl 24) e possamos discernir o que realmente vale a pena nesta vida, pois a figura do mundo não dura para sempre (cf. 1Cor 7,31). Por isso devemos fazer uma escolha consciente pelas coisas de Deus através da conversão, seja por penitências, promessas, atos de devoção, mas não de formas vazias; é preciso um coração contrito. E então partir em missão, pois o Senhor nos convida (cf. Mc 1,15).

Deus não veio para os curados, mas sim para os doentes. E não podemos encharcar o molhado e insistir nisso. “Devemos evangelizar quem precisa ser evangelizado. Anunciar o Palavra de Deus aonde não se conhece Deus. Ir aonde ninguém vai e salvar quem está ‘perdido’. Devemos ser os mensageiros desta oportunidade de mudança”, como nos disse Pe. Rodrigo.

Por: Maurício Pereira
Fotos: Mara Cordeiro