sábado, 24 de janeiro de 2015

MISSA DO 2° DOMINGO DO TEMPO COMUM


“Mestre, onde moras?” (1Sm 3,10)


Irmãos, não temamos servir a Deus em nossa vocação particular, seja qual for. E lembremos sempre de nossa vocação de cristão, viver em Santidade!

Presidida pelo Excelentíssimo Reverendíssimo Bispo Diocesano, Dom Ottorino, e animada pelo Terço dos Homens e com a presença dos seminaristas Rodrigo Oliveira, Erismaldo lima e Guilherme Ferreira, celebramos o 2º Domingo do Tempo Comum. 

Através das leituras de 1 Samuel 3,3b-10.19 e 1 Coríntios 6,13c-15a.17-2 e o Evangelho de João 1,35-42, Dom Ottorino explicou que a liturgia deste domingo possui uma mensagem vocacional. A primeira leitura conta a história do jovem Samuel, que morava no templo do Senhor, onde se encontrava a Arca de Deus (cf. 1Sm 3,3b), no entanto, ele não O conhecia (cf. 1Sm 3,7) até o momento que o Senhor foi ao seu encontro e foi respondido.

Já na segunda leitura, São Paulo dirige a Comunidade de Corinto sua exortação apostólica diante a situação dos cristãos daquela época que, embora deixado a crença pagã, não deixavam suas práticas, como a fornicação, que muitas vezes acontecia no templo da deusa pagã Afrodite. Assim depravavam seus corpos e maculavam sua dignidade de ser santuários do Espírito Santo.

“Conhecer” é mais do que ter uma “noção”. Muitos vão à Missa e não conhecem o Senhor, pelo fato de não ter o “enamoramento” com o Deus verdadeiro, de não se deixar ser seduzido por Ele. E em vez disso, buscam outros deuses ou fabricam seu(s) próprio(s) deus(es).

O Evangelho deste domingo narra a passagem do discípulos de João Batista que o deixa para seguir Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus.

Irmãos, não nos deixemos cair nas insignias presentes no mundo. Ao envés disso, vamos ao encontro do Mestre e perguntemos como os discípulos, com Fé, onde Ele mora (cf. Jo 1,38), e assim como o Profeta Jeremias, deixemo-nos seduzir (cf. Jr 20,7) e sirvamos sem temor.

Não faltam vocações sacerdotais e religiosas, falta coragem de responder “sim” e estar prontos a servi-lo.


Observação: celebração do domingo (18/01/2014) houve o Culto presidido pela Ministra Extraordinária da Eucaristia, Ângela, sendo animado pelo Terço das Crianças e em Ação de Graças ao Centenário de Dona Fausta.




Por: Maurício Pereira
Fotos: Rosymero e Mariana Kaliny

Nenhum comentário:

Postar um comentário