terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

MISSA DO 1º DOMINGO DA QUARESMA


Guiados pelo Espírito, reunimo-nos para celebrar o Senhor, que é generoso e nos oferece sua salvação. Com a palavra e a Eucaristia, fortalecemos nossa fé para enfrentar e superar as tentações que surgem ao longo da nossa vida e missão. Fiéis a Deus e confiados a Ele, caminhemos rumo à páscoa de Jesus

A liturgia deste domingo apresenta as seguintes leituras: a 1ª leitura de Dt 26,4-10, o salmo 90(91), a 2ª leitura de Rm 10,8-13 e a proclamação do Evangelho segundo Lucas 4,1-13. O bispo Dom Ottorino, presidiu a Santa Missa fazendo-nos refletir sobre o tempo quaresmal. 

O bispo discutiu e nos fez pensar em cada uma das leituras do dia. A primeira leitura, nos mostra que ao se apresentar ao Senhor nós devemos louvar e agradecer a Deus e apresentá-lo as nossas ofertas. A Igreja vem nos ensinando isto: se apresentar na casa do Senhor consciente de que Ele está aqui a nossa espera e que o Senhor nos acolhe com seu abraço misericordioso. Moisés nos ensinou também que devemos levar a nossa oferta ao Senhor. O dízimo é uma forma de ofertar ao Senhor e contribui para os serviços da Igreja, para o culto, para os compromissos que a Igreja tem, para as missões, para os pobres. São várias as dimensões do dízimo que podem ser lidas no livro do Sínodo. A oferta do dízimo é uma questão de fé e de amor.

Na segunda leitura, o bispo cita a passagem da carta de São Paulo aos Romanos “A palavra está perto de ti, em tua boca e em teu coração” para nos dizer que essa é a palavra da fé que nós pregamos. Assim, a fé brota da palavra de Deus. Nós recebemos a nossa fé no Batismo, que é o dom de Deus que deve se tornar compromisso. A fé então é dom e compromisso. Este é o nosso compromisso quaresmal: conhecer e meditar mais a Palavra de Deus. 

O evangelho nos traz a passagem em que Jesus foi tentado no deserto. Jesus nos apresenta ensinamentos do que nós podemos deixar de fazer para fortalecer nossas virtudes e resistir às tentações. “Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra de Deus” através dos ensinamentos de Jesus pensamos nas nossas ações nesta quaresma para fortalecer nossa vida. Podemos ajudar obras de caridade, ajudar alguém necessitado, jejuar, renunciar a Tv, ao celular, visitar alguém. São muitas coisas que podemos fazer para fortalecer o nosso espírito. 

Ao final da homilia, o bispo lembrou-nos do nosso compromisso a respeito da Campanha da Fraternidade. Participemos da via sacra e busquemos ler o livro da campanha para tentar entender que a casa comum exige a nossa responsabilidade, principalmente com saneamento básico. O objetivo da campanha deste ano é “Assegurar o direito ao saneamento básico para todas as pessoas e empenharmo-nos, à luz da fé, por políticas públicas e atitudes responsáveis que garantam a integridade e o futuro de nossa Casa Comum”. Vamos todos tentar fazer alguma coisa por isso e que Deus nos abençoe.


Ao final da Santa Missa, foi apresentada a criança Raíssa Maria para a comunidade cristã. 


Confira as fotos:
(Clique nas imagens para ampliá-las)









Por: Ilka Myrele Perazzo

Nenhum comentário:

Postar um comentário