terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

2º DOMINGO DA QUARESMA, A TRANSFIGURAÇÃO DE JESUS

 
Iniciando sua homilia, D. Ottorino falou da passagem bíblica em que Abraão viveu aproximadamente 4 mil anos. Ele é o criador, só Ele é quem cria. Deus quis partilhar a vida divina com os homens, mais os homens pecaram, queriam ser iguais a Deus. Passados muitos anos então Deus disse. Agora eu vou formar o meu povo do qual nascerá o salvador, o seu filho Jesus. Portanto, chama Abraão. Deus aproveita das situações para fazer com que o homem compreenda seu chamado. Assim como estava acontecendo naquela época com aquela cidade chamada Ur, onde morava Abraão, com dois grandes rios para produzir com abundância, mais sendo um lugar rico, de vez enquanto os rios secavam, também acontece muito hoje. 

Aqui inicia o projeto de Deus, Ele convence Abraão, fez surgir no seu coração o desejo de mudar para outro lugar, mesmo sabendo que a sua saída trará algumas dificuldades. Falou também dos sacrifícios de animais, que eram esquartejados colocavam metade de um lado metade do outro, depois, invocavam a Deus para ser testemunha de tudo aquilo, que representava fazer a aliança. Abraão foi fiel, sendo o escolhido para formar o povo de Israel, do qual nascerá Jesus Cristo.

No evangelho, Jesus com três apóstolos subiu ao monte e enquanto rezavam seu rosto transfigurou, se transformou. Naquela hora seu rosto mudou de aparência e sua roupa ficou muito branca e brilhante, mudou de aspecto ficou luminosa como uma luz grande, a imagem de Deus. Ele conversava com Elias e Moisés. Sendo Elias o grande profeta que segurou a fé em Israel. Moisés e Elias revestidos de glória conversavam com Jesus o tipo de morte que iria sofrer em Jerusalém. Jesus é o novo Elias que vem como o grande e último grande profeta, que veio falar da palavra do Pai. A nuvem que acompanhou o povo de Deus no Egito para Israel, e aos apóstolos é a mesma que nos acompanha hoje. Agora nós somos o novo povo de Deus, a igreja apresenta Jesus Cristo como o grande salvador. A Igreja fala em nome Dele, que foi oferecido em sacrifício para a nossa salvação. Por isso cantamos hoje, o Senhor é a minha luz e salvação, o Senhor é a proteção da minha vida. 
Confira as fotos:
(Clique nas imagens para ampliá-las)
 

  

  

  

  

Por: João Ramos
Fotos: Cristian Leide

Nenhum comentário:

Postar um comentário