quarta-feira, 1 de julho de 2015

MISSA DE SÃO PEDRO E SÃO PAULO

Comemoremos hoje a solenidade dos apóstolos Pedro e Paulo. Eles plantaram a Igreja e a regaram com o próprio sangue. Por diferentes meios, os dois congregaram a única família de Cristo; unidos pelo martírio, recebem, em toda a terra, igual veneração. Celebremos também a vida e a missão do papa, sucessor de Pedro.

Na Liturgia da Palavra foram proferidas as seguintes Escrituras: Atos 12,1-11, Salmo 33, 2 Timóteo 4,6-8.17-18 e o Evangelho segundo Mateus 16,1-19. Padre Rodrigo, na homilia, fez uma reflexão sobre cada uma das leituras e, sobretudo sobre a vida e exemplo de Pedro e Paulo.

O pároco mencionou o quão é difícil para as pessoas a missão de seguir os ensinamentos de Cristo. Ressaltou a importância dos cristãos, todos aqueles de modo geral (Católicos, Protestantes, entre outros) que creem em Cristo, de se unirem para um mesmo propósito e ganharem forças diante de uma sociedade que tende a desvirtuar os verdadeiros valores cristãos que são alicerces para a nossa vida.

São Pedro, como diz o evangelho de hoje, foi a pedra fundamental da igreja que fortalecia e guiava seus fiéis. Atualmente, podemos dizer que para nós seu percussor é o papa Francisco, não apenas como autoridade da Igreja Católica, mas como um pastor que tem o ofício de guiar as ovelhas, de fortalecer a igreja, de pregar os ensinamentos de Cristo que é de amor entre as pessoas. Por isso, devemos ouvir o para Francisco para saber como devemos caminhar, como devemos fazer, o que devemos fazer para trilhar no caminho certo. Convidou a todos para pesquisarem na internet a nova encíclica do papa Francisco "Laudato si - sobre o cuidado da casa comum” publicado no dia 18 de junho deste ano. Trata-se das palavras do papa sobre os verdadeiros valores para cuidar do mundo.

A oração é algo necessário para todos. Nós oramos e pedimos que orem pelas pessoas enfermas da nossa família. Assim também é a igreja, pois ela sofre. Nós não devemos virar as costas para aquele que erra, pois Deus é Amor e Misericórdia. Nós somos convidados a ajudar e a orar pelos nossos irmãos que pecam e que sofrem. Nós somos julgados pelo que nós fazemos ou deixamos de fazer. Devemos estar atentos a isso. Não deixemos de fazer o bem se quisermos o perdão de Deus. O padre mencionou o exemplo de São Paulo que sofreu muito na vida e foi salvo por Deus, pois acreditou em Sua palavra.

No final da homilia, refletiu sobre o verdadeiro significado da cruz que muitos, por ignorarem seu sentido, atribuem aos sentimentos de dor, sofrimento, humilhação e fracasso. A cruz para os cristãos é sinal de salvação e de vitória. Nós fazemos o sinal da cruz, pois foi com ela que Jesus chegou à salvação. A cruz para nós integra, reúne, nos faz filhos de Deus e irmãos. É a árvore da vida.

Por fim, convidou a todos para conhecerem melhor as doutrinas da Igreja Católica, as Escrituras, o Catecismo e a viverem a experiência de amor a Deus que São Pedro e São Paulo tiveram.

Logo após a celebração houve o batizado da criança Ágata Aliandra.

Por: Ilka Myrele Perazzo
Fotos: Lhayanna Karolyna