segunda-feira, 16 de março de 2015

MISSA DO 3º DOMINGO DA QUARESMA

O Senhor nos reúne em sua casa para que realizemos nossa ação de graças, acolhamos seus mandamentos e busquemos neles luzes para a caminhada cristã rumo à Páscoa. Em Cristo crucificado e ressuscitado firmamos nosso encontro com Deus.

A liturgia deste domingo apresenta as seguintes leituras: a primeira de Êxodo 20,1-17, o salmo 18, a segunda leitura de 1Cor 1,22-25 e a proclamação do evangelho segundo João 2,13-25. Estas leituras nos levam a muitas reflexões e nos questionam: que religião é a nossa? Ela não pode se resumir a uma apressada visita dominical à igreja ou a um passeio turístico a algum santuário. A verdadeira religião nos leva a ter compaixão pelos que sofrem e nos revela a gratuidade de Deus.

Padre Rodrigo durante a homilia reflete cada uma das leituras. Na primeira leitura ele citou a importância dos 10 Mandamentos de Deus e afirma que o mais importante é viver o primeiro: Amar a Deus sobre todas as coisas. Disse ainda que os primeiros mandamentos que nos ensina a não pecar contra Deus e os outros mandamentos dizem respeito ao nosso pecado para com a sociedade, em relação ao outro.

Como ensinamento da segunda leitura, o Padre cita a passagem “Cristo crucificado, é escândalo para os judeus e insensatez para os pagãos” para nos mostrar que a sociedade de hoje também não quer mais carregar seus símbolos porque não conhecem seus verdadeiros sentidos. A cruz é o maior símbolo de amor. Jesus Cristo foi chamado para morrer por amor a humanidade.

O pároco deixou uma mensagem para as famílias afirmando que se “agente consegue evangelizar nossa família, se agente consegue salvar nossa família, agente consegue salvar também a sociedade”. Citou a violência no Brasil que se agrava cada vez mais com o triste média de 52 mil pessoas assassinadas por ano em todo território nacional. A violência doméstica é uma das mais praticadas, por isso a necessidade de fortalecer o amor em nosso Lar.

No evangelho a passagem “destruí este templo, e em três dias eu o edificarei!” Jesus nos mostra que a Igreja é algo sagrado, não é lugar de comércio e sim de oração. Nós não podemos comprar os favores de Deus, nós precisamos de oração.

O pároco também lembrou a importância do dia Internacional das mulheres deixando uma mensagem de amor e respeito para todas elas.

No final da celebração a família da falecida Helenilda (conhecida como Nilda do Barro Preto) fez uma linda homenagem para ela cheias de saudade e tristeza pelos seus 30 dias na casa do Pai.

Foi apresentada a criança Ayalla Maria para toda a comunidade cristã.

Por: Ilka Myrele Perazzo
Fotos: Lhayanna Karolyna