segunda-feira, 21 de abril de 2014

MISSA DA VIGÍLIA PASCAL


Cristo é a luz que ilumina o mundo inteiro. A Sua ressurreição gloriosa é farol de luz para todos os homens.

A primeira parte da liturgia da palavra da Vigília Pascal, aconteceu na frente do antigo posto de gasolina, onde todos os cristãos reunidos ao redor da fogueira, encheram sua alma da luz de Cristo. 


Pe. Rodrigo acendeu a vela do Círio Pascal e os cristão acenderam a sua vela e em caminhada foram cantando para a Igreja Matriz.

Neste dia a Igreja convida os seus filhos para uma vigília de oração. A vela do Círio Pascal ficará acesa em todas as celebrações durante as sete semanas do tempo pascal, ao lado do ambão da Palavra, até a tarde do domingo de Pentecostes.

No segundo momento da liturgia foram lidas várias Leituras Bíblicas acompanhada de Salmos que medita as maravilhas que o Senhor, desde o princípio dos tempos, realizou em favor do seu povo confiante na sua palavra e na sua promessa. 

Na homília Pe. Rodrigo nos diz que a celebração da Vigília Pascal consiste em uma grande riqueza de sinais que estamos fazendo, proclamando a vitória de Jesus Cristo sobre a morte. Essa é uma verdadeira liturgia batismal. É um grande batizado a liturgia da páscoa porque se nós acreditamos que com Cristo morremos no Batismo com Ele também ressurgiremos para a vida eterna. Então reafirmo hoje, que a cruz só tem sentido para o cristão porque Cristo ressuscitou, porque se Ele não ressuscitasse como diz São Paulo vão seria a nossa fé, de que valeria tanto sacrifício, tanta renuncia, tanta doação se não tivesse reservado para nós a ressurreição, se não tivesse a vida eterna. A partir do nosso batismo devemos seguir com fidelidade Jesus Cristo e o seu evangelho. Papa Francisco vem anunciando para nós todos os dias que precisamos assumir de fato a nossa identidade Cristã, não podemos fugir de nossas raízes cristãs, acima tudo com a prática da humildade, que é o grande exemplo que Jesus nos deixou, saberão que vocês são meus discípulos quando verem vocês servirem uns aos outros, só Deus é onipotente que pode tudo e se basta a si mesmo, mas nós nesta caminhada rumo a santidade, a salvação precisamos nos ajudar. A ressurreição de Jesus marca a nossa vida de fé,que significa que a tristeza não é maior para nós do que a vitória e todo sofrimento tem um fim, que toda caminhada por mais difícil que seja ela tem um fim e nosso fim é a Salvação eterna, se cremos professaremos que se com Cristo nós morremos com Ele ressuscitaremos. 


Depois de escutado a Palavra de Deus, houve o momento alto desta vigília: a bênção da água batismal e renovação das promessas do batismo. É por ela que Jesus comunica a graça, a vida nova de filhos de Deus. Depois Pe. Rodrigo abençoo a água e aspergiu em todos os fieis.

Em seguida, houve a Ladainhas dos Santos.


No momento do ofertório casais do grupo Casais Jovens ofertaram flores e arrumaram o altar da igreja. 

No final da celebração todos os cristão glorificaram Jesus em procissão com o Cristo Eucarístico.

Confira as Fotos:
(Clique nas imagens para ampliá-las)


 














Por: Fernanda Carneiro
Fotos: Cristian Leide

Nenhum comentário:

Postar um comentário