quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

SEXTA NOITE DO NOVENÁRIO AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

Com muita fé e devoção iniciou-se a sexta noite em louvor ao Sagrado Coração de Jesus. A Pastoral da Pessoa Idosa e os Ministros da Eucaristia acolheram os visitantes e as comunidades presentes tendo como tema “Pastoral da Pessoa Idosa: missão que promove a dignidade e a evangelização”.

Houve a participação do Bairro VI, das comunidades de Sagrado Coração de Maria (Alto) e São José Operário (Capoeira do Rio) e das comunidades convidadas Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Umbuzeiro), Santíssima Trindade (Canto de Serrinha) e Ipueirinha (Conceição do Coité). O grupo de canto da Pastoral da Juventude de Riachão do Jacuípe animou a noite do Novenário.

A Irmã Eliete refletiu sobre o tema da noite nos convidando a conhecermos e acolhermos a Pastoral da Pessoa Idosa. Falou da alegria de estar mais um ano participando deste louvor ao Sagrado Coração de Jesus, bem como da alegria de ver a entrada triunfal dos idosos e de todas as comunidades.

Inicialmente Irmã Eliete utilizou-se de uma dinâmica que chamou muita atenção de todos ao entregar à Professora Dalva (coordenadora diocesana da Pastoral da Pessoa Idosa) o que ela chamava de “moldura muito bonita”. Convidou todos os idosos acima de 60 anos para olharem a pintura. A moldura na verdade era um espelho que a cada olhar refletia “a obra prima de Deus”.

Ao proferir a palavra, ela nos falou sobre a importância de se ter um objetivo na vida – “o que dá sentido a vida é o objetivo. Sem objetivos a vida é vazia. Viver é amar e amar é viver.” Ao fazer uma comparação com a imagem do espelho, versou sobre os perigos da sociedade moderna que, por meio do culto à beleza física, estabelece um padrão de felicidade que se distancia dos ensinamentos de Deus, constantes na Bíblia. Para tanto, citou o livro Eclesiástico como referência para o entendimento desta parte de sua fala. Finalizou a dinâmica destacando que é motivo de alegria para Deus uma velhice que tem como histórico o zelo pela vida resultando numa idade de “graça” e “maturidade”.

A Irmã também apresentou a todos um histórico da Pastoral e os movimentos da Igreja Católica que serviram para “abrir os olhos dos cristãos para enxergar o idoso” como, por exemplo, a Campanha da Fraternidade de 2003. A Pastoral da Pessoa Idosa foi fundada em 05 de novembro de 2004, com objetivo de promoção e valorização da Pessoa Idosa dando-lhe a oportunidade para melhorar a qualidade de vida respeitando sempre seus direitos por um processo educativo integrado a sua família.

“Atentamos todos para conhecer essa Pastoral. A nossa Igreja está envelhecendo, não façamos de conta que eles não existem, acolhamos nossos idosos porque eles são obra prima de Deus.” A Irmã terminou suas reflexões com a Lenda do Cobertor.

Logo após a liturgia eucarística houve um momento de muita comoção e saudade em que amigos e colegas prestaram homenagem à jovem Janaína Carneiro.

No final da celebração, houve a entrega das lembranças e sorteio do brinde (Bíblia), tendo como ganhadora Conceição Cedraz (Pastoral da Pessoa Idosa).

DEPOIMENTOS

“O Novenário está muito bom e organizado. Mais um ano em que o povo vem mantendo a tradição cristã que se fortalece ainda mais com a participação dos idosos e se renova com a participação dos jovens.”

Ruany Almeida – Coord. da Pastoral da Pessoa Idosa

“A festa está maravilhosa, participativa e dinâmica.”

Dailma Freitas – Comunidade do Alto

“A festa do Sagrado Coração de Jesus, que como sempre em todos os anos acontece, é a manifestação de fé dos corações ichuenses ao coração de Cristo. Em relação ao Novenário de 2014, apesar da rejeição de algumas pessoas pelas mudanças que ocorreram, estou vendo a superação do povo de fé. É um momento forte de evangelização que se realiza todo ano agradecendo a Deus e louvando a Jesus Cristo.”

Antônio Gomes – Ministro da Eucaristia

“A festa está maravilhosa. Estou gostando muito do Novenário, pois está muito bem organizado.”

Maciel da Silva – Grupo de Canto da Pastoral da Juventude de Riachão do Jacuípe

Por: Ilka Myrele