domingo, 24 de novembro de 2013

MISSA DA FESTA DE CRISTO, REI DO UNIVERSO

Neste dia em que celebramos o encerramento do ANO DA FÉ, o dia dos LEIGOS E LEIGAS e a FESTA DE CRISTO REI, a nossa paróquia teve uma motivação a mais: FOI RECOLOCADA A CRUZ EM FRENTE À IGREJA MATRIZ. Por isso, antes da Santa Missa, os fieis se reuniram no local da cruz para cantar, rezar e agradecer a Deus por termos novamente o cruzeiro da Igreja que foi retirado no ano de 1971 não se sabe muito bem o porquê.

Após levantada a Cruz foi incensada e aspergida com água benta, juntamente com o povo de Deus presente que cantou o “Senhor Deus”.

Além disso, foi também colocada a imagem de Nossa Senhora de Lourdes numa Gruta feita no jardim da Igreja.

Nesse clima de alegria e fé iniciamos a celebração preparada pela Pastoral da Família.

As leituras do dia foram: 2Sm 5, 1-3 feita por Jorge Soares, Salmo por Virlane, 2ª leitura Cl 1, 12-20 por Conceição Cedraz.

O Evangelho, proclamado por Padre Jairo, foi segundo Lucas 23, 35-43.

Na homilia o Padre disse que a nossa igreja é muito rica, pois em um único dia nos é dada a graça de celebrar três motivações: Festa de Cristo Rei do Universo, encerramento do Ano da Fé e dia dos Leigos e Leigas.

Enquanto isso, tivemos ainda enquanto igreja particular, a alegria de resgatar um símbolo de nossa fé: A CRUZ que hoje foi novamente levantada em frente à igreja.

Ao falar do evangelho o padre, disse que a promessa de Cristo não é para amanhã e sim para hoje. O que disse ao bom ladrão, diz a cada um de nós: “Em verdade te digo, hoje estarás comigo no Paraíso”.

Da 1ª leitura temos a certeza de que Deus não nos abandona. O povo vivia perdido sem governante, pediram um Rei e Deus correspondeu enviando reis a cada tempo. Uns mereceram o reino outros nem tanto. O verdadeiro Rei governa para o povo. Assim deve ser o padre, o prefeito, o governador, o pai de família e todos que assumem uma liderança: governar em favor do povo. Na história tivemos reis santos porque não deixaram de lado o essencial.

Na festa de Cristo Rei, que Jesus Cristo reine e seja o REI de nossas vidas, de nossa cidade, de nosso estado.

No momento da profissão de Fé, foram acesas velas para rezar o CREIO.

No final da celebração foi feita a ORAÇÃO DOS LEIGOS e junto a eles, os aniversariantes foram homenageados.

Confira as fotos da Missa:

Por: Geovana Márcia
Fotos: Cristiano Reis