terça-feira, 3 de dezembro de 2013

FESTA DOS 20 ANOS DA PASTORAL DA CRIANÇA EM ICHU

No dia 30 de novembro a Pastoral da Criança da nossa paróquia comemorou seus 20 anos. Durante toda a tarde, no Barracão Municipal, aconteceram diversas atividades organizadas pela coordenação e pelos líderes da pastoral. No encerramento houve a celebração da Santa Missa na igreja Matriz.

Presidida por Padre Nilton, a Missa foi bem participada pelas crianças.

Tivemos a leitura do dia, Rm 10, 9-18 feita pela líder Lúcia e o Salmo 19ª por Andreissa. Já o Evangelho, o Pe. Nilton preferiu proclamar o de Marcos 9, 30-37 para enfatizar a importância das crianças no Reino de Deus.

Na homilia Padre Nilton falou de sua satisfação em estar em nossa comunidade para celebrar esta festa e falou de sua trajetória em São Paulo quando a pastoral foi criada pelo Cardeal D. Paulo Evaristo Arns. Bem próximo da história desta pastoral, o padre enfatizou a importância de Dra. Zilda Arns e o descaso das autoridades da época com a situação da mortalidade infantil. Segundo o padre, enquanto as autoridades se preocupavam com grandes construções no Brasil, os pobres enterravam suas crianças por falta de atendimento e de esclarecimento acerca dos cuidados nos primeiros anos de vida.

Assim, o padre destacou a importância da Igreja nesse contexto, seu compromisso com os mais necessitados e o entusiasmo dos voluntários da pastoral.

No final da homilia o padre contou uma história, envolvendo as crianças presentes e encerrou dizendo que não devemos ser vaidosos, mas humildes.

Após a comunhão o padre fez ainda uma brincadeiras com as pessoas da comunidade e a coordenação fez as homenagens aos líderes atuais e passados.

Por: Geovana Márcia
Fotos: Cristiano Reis