quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

Celebração do Natal do Senhor

Alegremo-nos todos no Senhor: hoje nasceu o salvador do mundo, desceu do céu a verdadeira paz!

1ª Leitura: Isaias 62, 1-5
Salmo: Sl. 88 (89), 4-5.16-17.27.29
2ª Leitura: Atos 13, 16-17. 22 -25
Evangelho de Mateus - 1, 1-25

A celebração de Natal foi presidida por Pe. Gil, pároco da nossa paróquia, por volta das 20:30 com apresentação do Coral das Crianças e na sequencia aconteceu a Santa Missa.
 Em toda a comunidade, a noite de glória foi anunciada pelos anjos de Belém e aclamada por todos fiéis católicos, que esperam todos os anos a chegada do menino Jesus.
          A "missa do galo", como foi instituída pelo papa São Telesforo no ano 143, acontece sempre na noite do dia 24 de dezembro assumida com o costume de ser celebrada à meia-noite - horário do nascimento. Atualmente, os horários foram modificados segundo tradição de cada paróquia.
         As leituras, o salmo e o Evangelho nos trouxe o real significado do nascimento segundo a Bíblia. Houve apresentações no decorrer da celebração que louvava e aclamava a vinda do Salvador. Toda história do mundo é uma história de Salvação. Desta história fazem parte não apenas personagens santos e ilustres, mas também pessoas de más reputações - como o rei Acaz - pecadores públicos - como o Rei Davi, que "gerou Salmão, daquela que tinha sido a mulher de Urias" - e, até Raab, a prostituta. Mais importante ainda, esta história não acabou de ser escrita; ela só o será quando Jesus nascer em nós. O mistério do Natal não aconteceu apenas uma vez, no passado. Não. Cada vez que Cristo encontra um coração disponível que lhe sirva da manjedoura, ele nasce. Deus preparou toda a história do mundo para que Cristo viesse e se encarnasse. Deus agora quer que nós nos preparemos para acolher aquele cuja a vida dá luz e sentido à nossa história. Cristo quer nascer naqueles corações que antes se sentiam abandonados e desolados e assim fazer de nós homens segundo o seu coração, que realizam todas as vontades de Deus.

O coral das crianças encantou a todos soltando suas vozes melodiosas cantando musicas natalinas.

Por: Taciana Carneiro
Fotos: comunidade presente.