quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

CÁRITAS: O AMOR DE EXPANDE NA PARÓQUIA DE ICHU

A Cáritas Brasileira é uma entidade de promoção e atuação social que trabalha na defesa dos direitos humanos, da segurança alimentar e do desenvolvimento sustentável solidário. Sua atuação é junto aos excluídos e excluídas em defesa da vida e na participação da construção solidária de uma sociedade justa, igualitária e plural.

Conheça mais em: http://caritas.org.br/

Na paróquia Sagrado Coração de Jesus, na cidade de Ichu. Tudo começou com a iniciativa de casais jovens da Pastoral da Família para ajudar a construir uma casa para uma família pobre. A partir daí o chamado a missão em prol aos pobres vem aumentando e a Cáritas vem mostrando seu amor em ajudar e transformar a vida dessa pessoas que estão marginalizadas, sendo a IGREJA EM AÇÃO.

EXCLUÍDOS E ENGANADOS

A história de sr. José de Araújo e dona Maria Eunice Araújo

Maria Eunice Araújo, de 50 anos, e José de Araújo, 60 anos, é um casal de família pobre. Possuem 15 filhos e estavam correndo o risco de serem mortos soterrados, pois as paredes da casa estavam desabando. Moravam em Serrinha e após tentarem a vida em um acampamento de sem-terra em Sátiro Dias, decidiramir morar em Ichu.

Mas foram enganados. Um homem lhes vendeu uma casa caindo aos pedaços. Custara-lhe os poucos rendimentos que tinham, cerca de R$ 5.600,00. Estavam em desespero. Foi quando eles foram “afagados” por mãos de missionários do grupo de Casais Jovens da Pastoral da Família. O resultado foi uma série de campanhas, doações de material para a construção de uma nova casa que já está em “ponto de madeira”, ou seja, pronta para construir o telhado.

Visita da equipe de coordenação da Cáritas da Diocese de Serrinha acompanhado pelos Casais Jovens à construção da nova casa.

DEUS QUER MUITO MAIS…

Foi neste momento que a Cáritas da Diocese de Serrinha, em seus 8 anos de funcionamento, recebeu um pedido de ajuda para contribuir com a construção do novo lar. A coordenação diocesana percebeu, de imediato, na iniciativa dos casais jovens, uma semente de uma Cáritas paroquial. A força que moveu a mão para afagar aquela família estava pedindo muito mais: a organização e institucionalização daquela inspiração caritativa, ao qual o Papa chama de Cáritas.

UMA NOVA CÁRITAS PODE ESTAR SURGINDO NA DIOCESE DE SERRINHA

Após a visita à família, no local da construção da nova casa, os integrantes da Cáritas diocesana, Ir. Liliana, vice-presidente; Jorge, Gonçalves, diretor executivo, entre outros, explicaram para os casais o que é a instituição, a missão, valores e procedimentos para institucionalização do que eles já estavam praticando naturalmente. Os coordenadores saíram felizes, pois perceberam um grande potencial naquela simples atitude para a fundação de mais uma Cáritas paroquial na Diocese de Serrinha.

Casais jovens da Pastoral da Família

CÁRITAS EM AÇÃO

Cáritas Paroquial de Ichu inicia mutirão no ´Beco com Saída´

A Cáritas Paroquial de Ichu, presidida pelo Padre Gildvan e fundada ano passado, está desenvolvendo ações de solidariedade como pede o Papa Francisco com a instituição do Dia Mundial dos Pobres comemorado no dia 18 de novembro.

As ações estão acontecendo na rua Antonio G. dos Santos, mais conhecida como “Beco com Saída”

Primeiramente foi feito um levantamento das demandas e inicialmente realizou-se um mutirão de limpeza no dia 10 de novembro de 2018.

Estão sendo construídos os passeios das residências, serão feitos retoques e pintura das fachadas das casas. Além disso, espera-se realizar melhorias internas nas residências mais críticas.

A intenção é dar mais dignidade aos moradores da localidade, e se aproximar das pessoas que muitas vezes se sentem esquecidas, vivendo o sentido da IGREJA EM SAÍDA conclamada pelo Papa.

Para desenvolver as ações a Cáritas solicitou parceria da Prefeitura Municipal que ficou para realizar atividades que já são de sua responsabilidade como iluminação e melhoria na drenagem do esgoto. Além disso, a prefeitura doou a madeira de uma das residências.

São parceiros também diversos leigos e leigas e a comunidade em geral que está fazendo doação de materiais.
No dia 15 de novembro, aconteceu o segundo mutirão onde todas as pessoas de boa vontade são convidadas a participar e colaborar.

Geovana Oliveira / Membro da Cáritas Paroquial

Missa em comemoração de ano da Cáritas em Ichu

No dia 23 de dezembro, momento em que a Igreja se prepara para a festa do nascimento do Salvador, aconteceu a missa no ‘Beco com saída’, onde a comunidade pode vivenciar essa ação solidária realizada pelos irmãos na fé, acontecendo um momento único para aquelas famílias que moram lá.

Fotos e textos: Membros da Cáritas e Pascom