segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

FESTA EM LOUVOR AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS MISSA FESTIVA, PROCISSÃO E ENCERRAMENTO

No dia 01 de fevereiro do presente ano, um bando anunciador composto por ciclistas, motoqueiros e motoristas declarava o início dos festejos ao nosso Padroeiro, Sagrado Coração de Jesus. Foram 09 noites de louvor, do dia 02/02 ao 11/02, homenageando e recebendo visitantes que traziam animação e devoção à nossa paróquia. Havia barracas de lanches doados pelos bairros, rifas e momentos culturais todas as noites, além de transmissões ao vivo pelas redes sociais.

Com tema: “ Coração de Jesus, Modelo de vocação e missão dos leigos”, a festa ao Padroeiro completou 90 anos desde a chegada da imagem ao nosso município.

Nesse 11 de fevereiro foi realizada o encerramento com alvorada às 5hrs da manhã, vigília e café partilhado, procissão pelas ruas da cidade com concentração na praça da Matriz, e benção ao Santíssimo.

Durante a realização da missa, na homilia Pe. Alexandre começou saudando os padres presentes e os fieis que estavam acompanhando a celebração. Repetiu o que costuma dizer em sua paróquia de Santa Luz que a festa do padroeiro é a representação do Kairós "Tempo de Deus”; e a paróquia Ichuense é agraciada pelo fato de ter as bênçãos do próprio Deus instalando seu reino no meio de nós sem divisões, buscando o mesmo objetivo: Crescer com os conhecimentos de Jesus Cristo e Nele encontrar a Salvação. A comunidade de Ichu tem a oportunidade de encontrar Jesus na centralidade da devoção no Sagrado Coração, com a missão de reconhece-lo como “caminho, verdade e vida”, sobretudo os leigos e leigas que assumem o modelo como o próprio Jesus diz: “Eu vim para fazer a vontade do Pai”; um pai que nos amou de tal forma a ponto de dar seu filho amado pela nossa Salvação, mesmo não compactuando com injustiças. E nesse sentido, temos a certeza que de que Cristo ressuscitou, e por isso nos reunimos nessa tarde, no dia do Senhor. Também por meio do Batismo, celebramos o Reino de Deus, que precisa ser apressado para salvar o mundo do ódio que anda prevalecendo.

Refletiu o evangelho no encontro de Jesus com o leproso e fez um apelo a todos os fiéis, entidades e poder públicos, para voltar um olhar amoroso aos doentes que necessitam de apoio nesse momento, evitando os preconceitos, seguindo o exemplo de Jesus. Que os leigos e leigas pratiquem sua missão sem demonizar o mundo e que sejam protagonistas, especialmente no ano laicato, vivendo em comunhão e que a comunidade de Ichu seja uma comunidade de fé, se comprometendo com o Reino.

A procissão seguiu-se pelas ruas do município com os andores, e continuou com a benção do Santíssimo Sacramento, e os devidos agradecimentos. Encerrando assim com um show bastante animado com o grupo “Filhos da Imaculada” de Conceição do Coité.

OBS.: No dia 12 de fevereiro (segunda-feira) haverá um bingo em prol da Paróquia; Não houve transmissão nas redes sociais ao vivo por se tratar de uma missa campal.

Por: Taciana Carneiro
Fotos: Richard Silvestre