sábado, 16 de dezembro de 2017

34º DOMINGO DO TEMPO COMUM SOLENIDADE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, REI DO UNIVERSO - I EUCARISTIA


"Quanto a vós minhas ovelhas: Farei justiça entre uma ovelha e outra."

Nessa missa dominical foi realizada a celebração de inicio do Ano Laicato que tem como tema: "Cristãos leigos e leigas comprometidos com a Evangelização", e Lema: "Sal da terra e luz do mundo" (Mt 5, 13-14). Além disso, foi realizado um momento de graça com a I Eucaristia de 36 crianças e adolescentes que recebeu pela primeira vez o corpo de Cristo.
A liturgia foi celebrada pelos catequizandos responsáveis pelas leituras, e salmos. A homilia foi iniciada dando as felicitações pelo momento especial dos mesmos, em que estariam recebendo o sacramento adquirido onde encontramos um tesouro em nossas vidas. 


Com a Solenidade do Rei do Universo se encerra o ano litúrgico, onde comungamos os principais mistérios da fé que começou no primeiro dia do advento, se encerrando sempre na festa de Cristo Rei. Somos convidados a entrar no mistério do Senhor e continuar contemplando desde à encarnação até sua ascensão aos céus, e aguardamos a vinda do Senhor que se fez pão para chegar à nós.

A liturgia da palavra fala do Rei e do Reino, e não podemos desassociar um sem a presença do outro. Pe. Gil nos fez o questionamento: "Qual a imagem que temos desse Rei?". Temos que separar a imagem de Rei que o mundo nos oferece. O cristão é convidado a conhecer um Rei que nasceu em Belém, humilde, despojado de sua riqueza. O Reino se concretiza com o jeito que conduzimos nossa vida.

O prefácio da missa daria a definição perfeita de Rei e Reino: "Ele veio na Cruz, de mãos puras, realizou a redenção da humanidade, submetendo ao seu poder toda criatura... Um Reino eterno e universal de verdade, vida, graça, justiça e santidade." (adaptado).

Aos catequizandos foi feito o pedido da perseverança, para se aproximar da Eucaristia incorporados a Cristo como diria São Paulo: "É Cristo que vive em mim". Engrandeça seu coração com alegria deixando Cristo habitar nos corações puros e que pratica a justiça.

A eucaristia e a cruz são os mananciais dos quais o Sagrado Coração se expande em ondas de amor, de graça, de misericórdia. Padre Dehon


Confira as Fotos:
(Clique nas imagens para amplia-las)

 








 

 
























































Por: Taciana Carneiro
Fotos: Camila Carneiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário