quarta-feira, 1 de junho de 2016

MISSA DO 9º DOMINGO DO TEMPO COMUM

Vindo ao encontro de Jesus, mediador da salvação, contemplamos o exemplo deixado pelo oficial romano. Com ele aprendemos que a fé viva não conhece fronteiras, mas abre os corações à graça e ao evangelho de Cristo. 


A liturgia desse domingo traz as seguintes leituras: 1 Reis 8, 41-43; o salmo 11; Gálatas 1, 1-2.6-10; e o evangelho segundo Lucas 7,1-10. A missa foi presidida por Pe. Rodrigo Oliveira. Na homilia ele refletiu sobre cada leitura e ressaltou a importância do respeito ao outro e, sobretudo do respeito pelo trabalho de cada pastoral da Igreja. 


O padre falou sobre o clamor do homem a Deus “quantas vezes nós clamamos ao Senhor dizendo eu creio em vós, mas aumentai a nossa fé?” Lembrou-nos do ano da fé celebrado em 2013, e enfatizou que precisamos sempre ter fé: “com a fé vencemos tudo. Qualquer um que tiver fé pode arrancar daqui o que quiser”. Mencionou o milagre da fé que devemos ter no nosso coração. 

Respeitar o irmão é amar a Deus. Devemos respeitar nossos irmãos mesmo ele seguindo outra religião. Padre Rodrigo nos fez refletir sobre nossas atitudes dentro e fora da igreja, nosso comportamento, nossa relação de fraternidade com nossos irmãos. Ele refletiu sobre outras religiões, nossa conduta com elas, nosso respeito: “Precisamos acolher com amor, não de qualquer forma, ter fé. Na nossa prática, na nossa vida diária a nossa postura é de geralmente julgar, condenar, com indiferença, preconceito, ‘excluímos’. Olha o que Jesus fez com o soldado! Devemos acolher, com amor.” 

“Nossa Igreja é acolhedora, precisamos acolher de coração as pessoas que vem de fora para a conquistarmos. Se não fizermos isso nunca iremos conquistar ninguém.” Mais uma vez, nos levou a pensar na nossa Igreja, no que estamos fazendo e como estamos agindo: “a gente precisa melhorar e acolher. Amar não é sinônimo de ser conivente com a fé do outro. Devemos ter nossa opinião, precisamos respeitar a fé do outro. Não podemos julgar nem condenar ninguém. Olha o que Salomão fez na 1ª leitura! Precisamos amadurecer nossa fé, renovar. Ser firme, não acreditar em quem começou ontem, nossa Igreja já tem mais de 2000 anos.”. 

Ao final de sua homilia Pe. Rodrigo nos disse que aconteça o que acontecer devemos sustentar a fé na qual acreditamos: “o grande milagre está na nossa fé, ela é inabalável.” 

Nos avisos foi falado do tríduo ao Sagrado Coração de Jesus que acontece de 31/05 à 03/06/16; na coroação de Maria que será na próxima terça-feira, dia 31/06; e na posse do novo padre da Paróquia que será na próxima sexta-feira, dia 03/06/16. 
No final da celebração foi apresentada a criança Jonathan Bryan. 





Confira as fotos:
(Clique nas imagens para ampliá-las)







Texto: Ilka Myrele Perazzo
Fotos: Lhayanna Karolyna


Nenhum comentário:

Postar um comentário