domingo, 15 de maio de 2016

MISSA DE PENTECOSTE

Neste domingo (15/05), a igreja celebra a festa de Pentecoste que marca o início da missão dos Apóstolos e a constituição da igreja. Pentecostes é a festa da divindade do Espírito Santo, entidade como caridade e amor que circula no mistério da Santíssima Trindade. O Espírito vem em auxílio da Igreja, para que ela dê testemunho da palavra de Deus. Aquele mesmo Espírito que une o Pai e o Filho fecunda a comunidade dos fiéis, para que dê a continuidade no mundo e na história à mesma missão confiada pelo Pai a Jesus.

A liturgia no dia de hoje nos apresenta as seguintes leituras: a primeira leitura de Gênesis 11,1-9), o salmo 103 (104) a segunda leitura da carta de São Paulo aos Romanos 8, 22-27 e o Evangelho de João 7, 37-39.

Trechos da homilia:

A primeira leitura nos fala dos dons do Espírito Santo, onde os apóstolos passaram a falar várias línguas.

Qual é a finalidade de falar várias línguas? Qual é a missão do Espírito Santo? Difundir a palavra de Deus e a vida missionária.

Deus nos deu o Espírito da Luz!

O diabo é o pai do pecado e que nos faz pecar no mundo.

O espírito do mal é muito bonito e sabe seduzir. A sedução não fala a verdade, a sedução fala o que a quela pessoa quer ouvir. Hoje é muito fácil seguir a sedução, nós somos seduzido pela aparência, quanto mais nos mostramos bonitos e chiques mais nos tornamos seduzidos.

O povo se deixa seduzir pelo dinheiro a ponto de se vender e vender o seu pai e a sua mãe. Outra coisa que nos seduz é a TV.

Qual é a palavra-chave em nossa família? É a educação. Nós pais e mães precisamos educar nossos filhos, em casa, na igreja, na rua em todos os espaços da sociedade.

Precisamos crias nossos filhos para o bem, não podemos deixar nossos filhos fazerem o que querem, precisamos ter cuidados com as tecnologias nas mãos de nossos filhos, precisamos ficar bem atentos.

A gente não só evangeliza com o batismo e a primeira comunhão…

Os pais educam os filhos e os filhos também educam os pais quando necessário. Essa é a luz do Espírito Santo.

Na oportunidade a Criança Darfini foi apresentada a comunidade católica de Ichu.

Por: Cristiano Reis