sábado, 26 de dezembro de 2015

MISSA DA VIRGÍLIA DE NATAL

Na vigília do Natal celebramos o cumprimento da promessa de Deus, que por amor envia seu próprio Filho para resgatar a humanidade. Jesus é o Emanuel, o Deus conosco.

Na noite do dia 24 de dezembro, os paroquianos da Igreja Sagrado Coração de Jesus, em Ichu/Ba, se prepararam liturgicamente para o nascimento do Cristo Salvador. A missa da vigília de Natal foi presidida pelo Padre George.

O Coral das Crianças animou a missa e encantou a todos com suas belas canções.

Na homilia, o Pe. George relembrou-nos das duas grandes celebrações da fé cristã que é a Pascoa e o Natal. Na Páscoa nós encontramos, recebemos e acolhemos a graça da salvação pela morte e ressurreição de Jesus. No Natal temos o nascimento de Jesus que é Deus conosco. Ele entra na história e por meio da encarnação nos dá a graça de nos ensinar quem é Deus. É através de Jesus que nós encontramos a presença de Deus no mundo que nos transforma, nos ilumina e nos fortalece.

Deus se quis fazer igual a nós, pequeno, simples, na figura de um menino frágil, necessitado dos cuidados de uma mãe e de um pai, para que nós pudéssemos aprender com Ele o que é ser Deus. Ser de Deus significa caminhar com Cristo e caminhando com Cristo a nossa vida ganha significado, ganha vitalidade porque sozinho nós não podemos fazer nada. É a graça de Deus que nos conduz, é o amor de Deus que nos ilumina e a presença de Cisto que nos fortalece na oração, na eucaristia e da vida fraterna.

O Padre encerrou sua reflexão com os ensinamentos de Santo Atanásio dizendo: a encarnação é o bem maior dado por Deus à humanidade, porque Cristo se fazendo menino no mundo nos oferece a graça de voltar todo para Deus. Quem contempla o menino Jesus vive a experiência de contemplar a eternidade de Deus. E aconselhou a todos a pedir a Jesus Menino a ter um coração semelhante ao Dele, um coração de menino, todo Deus, todo acolhimento, mas ao mesmo tempo ter a alegria do Evangelho para crescer no testemunho, na perseverança e na fé.

Ao final da missa toda a assembleia saudou com muita alegria o nascimento do Menino Deus.

Fotos:

Texto: Ilka Myrele Perazzo