sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Diocese de Serrinha: 10 anos de memória e os novos desafios!

10 anos capa

Diante de centenas de pessoas, na Catedral da Diocese de Serrinha, Dom Ottorino, durante a homilia, fez uma pequena retrospectiva pessoal, lembrando da missa de instalação e da sua acolhia. Em gesto humilde e corajoso, pediu desculpas por suas posturas firmes, ao mesmo tempo em que destacou seu intenso desejo de dar a vida por suas ovelhas.

“Um bispo recém-ordenado, vindo de longe, em um ambiente baiano com suas peculiaridades, deveria passar necessariamente por estas situações. Firme na certeza de que a Palavra de Deus se encaixa em todas as culturas, e percebendo que o povo de Serrinha é um povo aberto à religiosidade, enfrentei com decisão os desafios de evangelizar e de pastorear o meu povo, cuidando também da organização da nova Diocese”, expressou Dom Ottorino com uma fisionomia reflexiva e emocionada.

Todos os presentes naquela manhã de domingo, 20, perceberam a preocupação e zelo do bispo em encontrar caminhos de superação para os desafios que ainda existem na Diocese de Serrinha, dando ênfase a dimensão da comunhão, principalmente: “Na homilia da posse, eu citei algumas linhas programáticas do pastoreio que se resume nestes pontos: primeiro eu disse, farei uma caminhada em comunhão. Este continua sendo o meu desejo mais profundo pelo qual estou dando a vida”, e completou citando outras linhas como a Evangelização, principalmente com e para os jovens.

Ainda citou as Visitas Pastorais como momento especial em que percebeu a Igreja particular de Serrinha sendo formada e amadurecida: “Hoje, após uma prolongada e detalhada Visita Pastoral, após a celebração do Sínodo Diocesano, que hoje encerramos, podemos dizer, sem medo de desmentidas, que o mistério da Igreja foi acontecendo, e que a partir de hoje, começa uma nova etapa. Sim, meus irmãos e minha irmãs, louvemos a Deus por tudo que conseguimos realizar, mas agora é preciso olhar para frente.”

NOVOS DESAFIOS
E para começar esta nova etapa, Dom Ottorino citou a necessidade de se fazer um Plano Pastoral fundamentado no texto do Sínodo Diocesano. E destacou 6 pontos essenciais a serem trabalhados na Diocese: Missão, Formação, Família, Juventude e Vocação, Valorização do Laicato e a Caridade. E concluiu dizendo que em meados de 2016, iniciará uma nova Visita Pastoral para implementar as propostas do Sínodo Diocesano.

Vejas as fotos no álbum do Facebook da Diocese de Serrinha:

Fonte: http://diocesedeserrinha.com/2015/12/diocese-de-serrinha-10-anos-de-memoria-e-os-novos-desafios/