quinta-feira, 19 de novembro de 2015

MISSA DO 33º DOMINGO DO TEMPO COMUM



"Quanto àquele dia e hora, ninguém sabe, nem os anjos do Céu, nem o Filho, mas somente o Pai" (Mc 13,32)

No Evangelho deste domingo, nosso Senhor Jesus Cristo fala de como será o fim do mundo - que acontecerá após a grande tribulação - e da Sua volta a Terra. O que para muitos é aterrorizador, em verdade é uma Boa Nova de esperança em Deus.

A Profecia de Daniel fala que quando chegar o tempo previsto o povo de Deus será salvo (cf. Dn 12,1). Esta certeza é o motivo da esperança que possuímos de que Deus não nos deixará em nossas angustias, pois Cristo depois de ter Se oferecido como sacrifício único pelos nossos pecados, resgatou toda a humanidade (cf. Hb 10,12).
"O sol vai se escurecer, a lua não brilhará mais, as estrelas começarão a cair do céu e as forças do céu serão abaladas" ( Mc 13, 24-25). Algumas pessoas ao ouvirem um trovão, pensam que é o fim do mundo e já clamam a Deus misericórdia: acreditam que a Parusia (dia da volta de nosso Senhor Jesus Cristo) será horrível e não a esperam confiantes. Foi o que aconteceu nos últimos anos. O "fim do mundo", segundo as mídias, seria no ano 2000, depois o mundo acabaria em 2004 e depois no dia 21 de dezembro de 2012. Acabou?!... Agora é dito que será em 2020. Mas Jesus disse, "quanto àquele dia e hora, ninguém sabe, nem os anjos do Céu, nem o Filho, mas somente o Pai" (cf. Mc 13,32). Ora, se nem Ele sabe como pessoas que mal O conhecem podem ousar adivinhar?
No início do Cristianismo a comunidade de Tessalônica preocupava-se temerosamente com esta assunto. Ora acreditavam que a vinda seria iminente, ora se indagavam sobre o que aconteceria com os que já morreram. Para mais informações, caros leitores, podem ler as cartas de São Paulo aos tessalonicenses.
Não devemos nos preocupar de como será aterrorizante o fim, mas também não devemos achar que tudo está certo e tudo bem, permanecendo estáticos. A Primeira Leitura termina dizendo que "os que tiverem sido sábios brilharão como o firmamento; e os que tiverem ensinado a muitos homens os caminhos da virtude brilharão como as estrelas, por toda a eternidade" (Dn 12,3). Esperemos o Senhor, confiantes em Suas palavras e praticantes de Seus mandamentos.

 


















Texto: Mauricio Pereira
Fotos: Mariana Carneiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário