segunda-feira, 16 de novembro de 2015

CÁRITAS: O AMOR DE EXPANDE NA PARÓQUIA DE ICHU

Segundo o Papa Francisco, a Cáritas é a mão da Igreja que afaga os pobres e marginalizados da sociedade. E ele continua definindo-a como a institucionalização do amor, ou seja, a força do amor organizada para ganhar força de transformação e superação. Foi o que ocorreu na tarde de quinta-feira na paróquia Sagrado Coração de Jesus, na cidade de Ichu. Tudo começou com a iniciativa de casais jovens da Pastoral da Família para ajudar a construir uma casa para uma família pobre.

EXCLUÍDOS E ENGANADOS

Maria Eunice Araújo, de 50 anos, e José de Araújo, 60 anos, é um casal de família pobre. Possuem 15 filhos e estavam correndo o risco de serem mortos soterrados, pois as paredes da casa estavam desabando. Moravam em Serrinha e após tentarem a vida em um acampamento de sem terra em Sátiro Dias, decidiram ir morar em Ichu.

José de Araújo e Maria Eunice Araújo
Mas foram enganados. Um homem lhes vendeu uma casa caindo os pedaços. Custara-lhe os poucos rendimentos que tinham, cerca de R$ 5.600,00. Estavam em desespero. Foi quando eles foram “afagados” por mãos de missionários do grupo de Casais Jovens da Pastoral da Família. O resultado foi uma série de campanhas, doações de material para a construção de uma nova casa que já está em “ponto de madeira”, ou seja, pronta para construir o telhado.

Visita da equipe de coordenação da Cáritas da Diocese de Serrinha acompanhado
 pleos Casais Jovens à construção da nova casa.
DEUS QUER MUITO MAIS…

Foi neste momento que a Cáritas da Diocese de Serrinha, em seus 8 anos de funcionamento, recebeu um pedido de ajuda para contribuir com a construção do novo lar. A coordenação diocesana percebeu, de imediato, na iniciativa dos casais jovens, uma semente de uma Cáritas paroquial. A força que moveu a mão para afagar aquela família estava pedindo muito mais: a organização e institucionalização daquela inspiração caritativa, ao qual o Papa chama de Cáritas.

Reunião onde a equipe da Cáritas diocesana explicou e orientou a fundação
de uma Cáritas paroquial para Ichu.
UMA NOVA CÁRITAS PODE ESTAR SURGINDO NA DIOCESE DE SERRINHA

Após a visita à família, no local da construção da nova casa, os integrantes da Cáritas diocesana, Ir. Liliana, vice-presidente; Jorge, Gonçalves, diretor executivo, entre outros, explicaram para os casais o que é a instituição, a missão, valores e procedimentos para institucionalização do que eles já estavam praticando naturalmente. Os coordenadores saíram felizes, pois perceberam um grande potencial naquela simples atitude para a fundação de mais uma Cáritas paroquial na Diocese de Serrinha.

Casais jovens da Pastoral da Família