quarta-feira, 28 de outubro de 2015

CELEBRAÇÃO SOLENE DE NOSSA SENHORA APARECIDA

A Homilia deu inicio com Dom Ottorino, falando da importância da Padroeira, Santa, Maravilhosa e Poderosa, que é Nª Senhora Aparecida, que por sinal tem sua Catedral e muitos fiéis, citou também que seu Santuário será terminado em 2017. Quando o mesmo foi visita-la percebeu a presença de muitas pessoas que iam venerar a Santa, mas, se surpreendeu com a falta de algumas coisas, diferente de outras catedrais que ele teria visitado no exterior que eram bem luxuosas. Naquele lugar (Santuário) diz que o povo do Brasil ama Maria -continuou- quem ama Maria também ama a Jesus. E nós devemos imitá-la em suas ações para podermos amar mais a Jesus.

Maria chega na hora certa - acrescenta - dando conselho aos seus filhos nas horas difíceis. Em uma confissão, que um homem fez na época dele de Padre, o homem lhe revelou que a muito tempo não se confessava e ele perguntou o motivo, e o homem respondeu que estava afastado da Igreja, mas que todos os dias ele rezava uma Ave Maria. Antes de ele morrer Maria chegou e o converteu.

1ª Leitura: Hester, era órfã, foi criada pelo tio até sua juventude. O rei da época fez um momento para apresentação de moças para que ele pudesse escolher entre elas uma rainha, Hester foi, e consequentemente o rei gostou dela e a escolheu como rainha. Dom Ottorino falou mais algumas coisas sobre a história de Hester. Ressaltou que ela salvou a vida de seu povo e que apesar de tudo ela não desacreditou e não perdeu sua fé em Deus.

2ª Leitura: Faz referência a um espírito do mal que queria destruir uma criança e por tanto perseguia a mulher. Fala também de duas mulheres, as duas eram imagem de Maria, a primeira salvou o povo e a segunda salvou a criança. Acrescenta também, que Maria ajudará a salvar o povo dos confins.

- é bonito chegar na casa dos Cristãos e ver a imagem de Maria, seja o que for, um quadro uma imagem, um terço, etc. é um símbolo de devoção, mas algo que lembra Maria a mãe de Jesus.

Evangelho: Fala sobre o milagre do vinho, no qual Maria procura seu filho e determinada em força de sua autoridade de mãe, pede ao seu filho para fazer o milagre, e Jesus se sente obrigado a realizar o seu primeiro milagre, transformando a água em vinho. Eis a força da mulher, vocês podem (se direcionando a todas presentes) se quiserem fazer a cabeça dos homens, para que possam crescer na fé.

Existem mulheres que não ligam pra nada, se entregam a imoralidade e atrapalham os homens também, já outras têm seus princípios e quando a mulher quer viver de princípios, homem nenhum pode fazer nada, e é assim que devemos ser, semelhantes a Maria. É importante termos princípios e saber professar a fé por meio dessas palavras, ter sempre dignidade.

Que vocês peçam a Maria que nunca se afaste de vocês, que aquela mulher forte como diz a sagrada escritura possa guiar vocês na caminhada de fé. E ao Senhor nós temos que dar nossas orações, nossos sacrifícios, nossa vida e nossa fé, pedindo misericórdia, que ele nos perdoa.

Há trezentos anos se encontrou a imagem de Maria, e naquela época, as pessoas viviam sua vocação, viviam também na paz e na justiça. E cadê a paz? Cadê a justiça? Com tudo que vem acontecendo... tudo se torna difícil. Nesse mundo nós precisamos viver em paz, mas tudo pra nós parece impossível se ter justiça no mundo. Mas para Jesus nada é impossível e com Maria tudo se torna muito mais fácil.

Por: Maria Benedita
Fotos: Andreissa Oliveira