sexta-feira, 26 de junho de 2015

MISSA DO 12º DOMINGO DO TEMPO COMUM



  • Celebração da Palavra, presidida pelo Diácono Gil 
  • Primeira Leitura (Jó 38,1.8-11) 
  • Responsório (Sl 106) 
  • Segunda Leitura (2Cor 5,14-17) 
  • Anúncio do Evangelho (Mc 4,35-41) 
Meus irmãos e irmãs, estamos celebrando o tempo comum e esse é um tempo importante dentro da igreja assim como todos os outros. E se tratando de tempo comum devemos nos fazer as seguintes perguntas, “Onde está, Deus nos momentos de sofrimento, de dificuldades, que a vida nos apresenta?” “Onde é que Deus se encontra?” Muitas vezes quando nós nos afastamos de Deus, achamos que Deus nos afastou de nós. Será que de fato que Deus está dormindo? Muitas vezes quando passamos por momentos difíceis, achamos que Deus não nos responde, não nos ouve, ficamos nos perguntando por que aquilo está acontecendo com a gente. Mas, não devemos esquecer que Jesus está sempre conosco, Deus caminha sempre com seu povo, não os abandona. 

A Liturgia de hoje diz para nós, que muitas vezes não percebemos, a presença de Jesus, e ele continua presente em nossa vida. E nós devemos pedir a Ele que aumente a nossa Fé e Confiança. 

No texto do Evangelho, o Evangelista Marcos, apresenta uma belíssima catequese para os Discípulos do Senhor, e sua finalidade é mostrar que Jesus é um enviado da parte de Deus. Marcos apresenta muitos símbolos, que tem significado importante para a nossa caminhada de Fé. O Evangelho começa com Jesus dizendo aos seus Discípulos “Vamos para a outra margem”, isso nos leva a entender o mandado missionário de Jesus, a saída. A sair de um lugar para o outro, e esse é o apelo da Igreja nos últimos tempos, uma Igreja com saída, uma Igreja aberta ao seu povo. 

Os discípulos não foram a pé, eles foram numa barca e essa barca representa a Igreja, os seguidores de Jesus, que naquele tempo eram os Discípulos, hoje os continuadores somos nós. 

Nós estamos nessa barca e essa barca como no tempo de Jesus, era abatida pelas fortes ondas e tempestades, e essas tempestades são as dificuldades do mundo. 

Nós formamos a Igreja de Jesus e aquele que formou a sua comunidade, está presente todos os dias e o próprio Cristo disse antes de subir aos céus “Eu estarei convosco todos os dias” E Ele deve ser a certeza de nossa Fé. 

A Igreja é conduzida pelo Senhor, mas é dada aos homens, e é no Senhor que devemos depositar a nossa confiança. 

E continua no Evangelho, os Discípulos assustados com as ondas e com as dificuldades, acordam Jesus, e dizem “Mestre, não te importa que estejamos perecendo?” e aqui se encontra um elemento para a nossa Fé, muitas vezes não percebemos a ação de Jesus. Talvez Jesus, não estivesse dormindo e quisesse testar a confiança deles. Os discípulos achando que iriam morrer e vem Jesus e os pergunta se eles ainda não possuem a Fé. 

Por isso, nas nossas dificuldades devemos agir com a calma de Jesus. Às vezes diante de uma situação difícil, precisamos pensar, para não agirmos da maneira errada. Devemos pensar pra agir e agir certo. Para nós, existe sempre uma solução, e essa solução é a mesma pessoa que disse “Silêncio, cala-te” é a Ele que até o vento e o mar, obedecem. 

Por isso, devemos pedir que Deus aumente nossa Fé e confiança, e devemos dizer sempre que ele tem todo poder sobre nossa vida, sobre nossos problemas. Mas é preciso que estejamos sempre a disposição deste Deus. Vamos pedir a Jesus que nos faça cada vez mais discípulos Missionários dEle, comprometidos com o Evangelho, com a comunidade de Fé. E que nós renovados na Fé possamos ajudar outras pessoas a se renovarem. 

OBS: ao final da celebração houve sorteio entre os dizimistas aniversariantes do mês. Lista de ganhadores: 

1. Amilton José Carneiro 
2. Adelma Carvalho O. Carneiro 
3. Jonas Miranda Lima 
4. Antônia Pereira das Mêces 

Confira as fotos:
(Clique nas imagens para ampliá-las)











Por: Maria Benedita 
Fotos: Andreissa Oliveira 

Nenhum comentário:

Postar um comentário