domingo, 14 de junho de 2015

MISSA DO 11º DOMINGO DO TEMPO COMUM

Somos convidados a depositar nossa confiança em Jesus, que lançou a semente do reino de Deus, e colaborar para que essa semente cresça e produza frutos. A páscoa de Jesus se manifesta na vida de todos os que estão abertos à ação de Deus e nos pequenos gestos que revelam a presença do reino no mundo.

A liturgia de hoje nos apresenta as seguintes as seguintes leituras: Ezequiel 17,22-24, o salmo 91 (92), a segunda leitura de Coríntios 5,6-10 e o Evangelho de Marcos 4, 26-34.

D. Ottorino saldou e acolheu a todos falando da importância do domingo na vida do cristão católico.

Trechos da homilia:

Vamos fazer uma breve reflexão para entendermos melhor as leituras.

A primeira leitura de Ezequiel, nos apresenta um povo difícil de entender naquela época, um povo que estava desnorteado sem saber o que fazer. Ele compara o povo de Israel como um broto de árvore plantado. Esse broto será o próprio Deus.

Não podemos dizer que Deus esqueceu de seu povo.

Deus é fiel sempre. Pode demorar mas, Deus não esquece do seu povo.

A segunda leitura, nos diz que estamos cheio de confiança, deixamos o nosso corpo e vamos morar com o nosso Deus.

Todos nós devemos dar conta a Deus de nossas vidas. Não podemos desviar do caminho de Deus por nada neste mundo.

Deve ser usado para o nosso bem e mostrar a nossa fé

O evangelho de hoje nos é apresentado duas parábolas. A primeira é aquela que o homem espalha a semente na terra, mas, primeiro temos que preparar o terreno e plantar, temos que cuidar, olhar para que os bichos não a comam e no final vamos colher o fruto.

não temos resultados é por que estamos dando mais valor a palavra humana do que a palavra de Deus.

Se trabalhamos encima da palavra ,força da palavra do Senhor

A força da semente da mostarda é muito grande, essa semente é quase invisível, mas ela cresce e se transforma em árvore grande e dá muitos frutos.

Na igreja nem todo mundo é invisível, nem todo mundo sabe falar bem ou assumir cargo importante, mas, todos podem fazer sua parte.

No sínodo diocesano temos pessoas estudando e discutindo uma nova forma de se evangelizar, mas há pessoas que estão em casa orando e rezando para os bons frutos desse sínodo. Juntando tudo encontraremos bons resultados para a igreja de serrinha e do mundo.

Ao final da celebração o nosso Bispo chamou atenção da comunidade católica para a questão do gênero nos planos municipais de educação das cidades que compõem a nossa diocese. Pediu aos católicos que acompanhassem a construção e aprovação do plano de Ichu.

Por: Cristiano Reis
Fotos: Vitória Ferreira