sexta-feira, 3 de abril de 2015

A SUBIDA AOS MONTES


A vida cristã é a vida das subidas aos montes, aos lugares de enlevo. Na verdade, há nestas leituras a prefiguração de 3 santos Montes: o do pretenso sacrifício de Isaac (Moriá), o monte Tabor (da transfiguração) e o monte Calvário (da paixão do Senhor). Seguindo a lógica das próprias leituras podemos perceber que o monte para o qual Abrãao é chamado a sacrificar seu filho (Gen 22, 1-2) é o monte da confiança de Deus. Abraão, apesar da ordem ilógica, ouve a Deus e sobe ao monte. São nesses lugares que temos o grande encontro com Deus; e assim o foi! Deus foi ao encontro de Abraão, por ter ouvido a voz de Deus: nosso pai na fé!!!

Aqueles que ouvem a voz de Deus; como Pedro, Tiago e João (Mc 9, 2), podem aprofundar sua experiência com Ele: E transfigurou-se diante deles (Mc 9, 2b). A vida de seguimento de Nosso Senhor também nos permite as experiências profundas de amor, mas, para isso, precisamos nos desapegar de nós mesmos e lançarmos nossa vida em seus braços, pois, como diz São Paulo: Se Deus é por nós, quem será contra nós? (Rom 8, 31b). É a atitude de confiança atualizada na nova aliança de modo profundo: Deus amou tanto o mundo que deu Seu Filho único para salvação de muitos (Jo 3, 16).

O Evangelho de hoje nos mostra a prefiguração perfeita do sacrifício que há de se realizar: ainda preciso ressuscitar, diz Jesus (Mc 9, 9b); mas, para isso, é preciso que o Filho do Homem seja rejeitado, morra e ressuscite dos mortos (Lc 9, 22). Assim, a transfiguração é o anúncio dos que morrerem com ele, com ele ressuscitarão (2 Tim 2, 11); mas precisamos passar pelo monte Calvário, por isso, apesar de ser bom estarmos aqui (Mc 9, 5), precisamos ir além, subir o Calvário para, como Abraão, aprofundarmos nossa experiência com Deus, em Seu Amor.


Por isso os fieis de nossa comunidade se reúnem no dia de hoje para subir aos montes e no ato de fé e devoção, rezarem o oficio que relembra os passos do sofrimento de Nosso Senhor Jesus Cristo. Essa é uma prática que se repete há décadas em nosso município. 

Que a Santa Quaresma permita que subamos, movidos pelo Espírito do Senhor, os montes santos para, pela misericórdia divina, mergulharmos em uma experiência profunda de Deus, pois não podemos viver espiritualmente como crianças, assim, a Santa Quaresma é momento de maturação de nossa vida cristã!

Confira as fotos: 
(Clique nas imagens para ampliá-las)


























Por: Heitor Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário