domingo, 14 de dezembro de 2014

MISSA DO 3º DOMINGO DO ADVENTO

“Estai sempre alegres! Rezai sem cessar. Dai graças em todas as circunstâncias, porque essa é a vosso respeito a vontade de Deus em Jesus Cristo.” (1Ts 5,16-18).

A Missa de hoje teve como responsável pela celebração a Pastoral da Catequese.
  • Primeira Leitura (Is 61,1-2a.10-11) – Maria das Graças
  • Responsório (Lc 1,46ss.) – Rosemey
  • Segunda Leitura (1Ts 5,16-24) – Itamara
  • Anúncio do Evangelho (Jo 1,6-8.19-28) – Pe. Rodrigo
Homilia

Na sua primeira carta aos Tessalonicenses, primeiro texto do Novo Testamento e, portanto, do Cristianismo, São Paulo faz um verdadeira oração nesta passagem: “Estai sempre alegres! Rezai sem cessar” (1Ts 5,16-17).

Pedir, suplicando, mas permanecendo alegres; seja diante do perigo, do medo, da dor; sempre dar graças a Deus.

Será que somos fieis a Deus em todas as horas? Deus é fiel.

É preciso passar por provações, para purificarmos. Não devemos ser como “Maria vai com as outras”, não devemos ser como bandeira que por onde o vento passa movimenta-se. Somos servos de Deus. Busquemos a Deus todos os dias.

Estar rindo e ao mesmo tempo estar chorando, esta é a vida do cristão. A alegria para nós é a certeza de que nós trazemos Jesus dentro de nós. A alegria dentro de nós vem de Deus, nos abrimos para receber a Graça de Deus.

Caros irmãos, a salvação é um Dom dado por Deus. Durante a vida podemos perde-la ou confirma-la. Devemos agradecer a todo momento, seja pelas coisas boas, seja pelas coisas ruins.

O sentido da vida é viver em Deus! Só tem sentido se viver para Deus. Lembremos o exemplo de Jó. O homem provado a todo momento em momento algum blasfemou contra Deus.

O que não quer dizer num triste conformismo, muito pelo contrário, mas num processo de purificação.

Depois da entrevista de João Batista, vejamos sua simplicidade: “Eu sou a voz que grita no deserto: ‘Aplainai o caminho do Senhor’” (Jo 1,23), e depois “e que vem depois de mim. Eu não mereço desamarrar a correia de suas sandálias” (Jo 1,27).

Uma mensagem aos agentes de pastorais: “Nós devemos fazer por causa de Deus, não por causa do reconhecimento dos irmãos. Permaneçam até o fim. Não percam as esperanças. Deus ouvirá, pois permaneceu fiel”.

Por fim da Celebração, o seminarista Rodrigo dos Santos Oliveira despediu-se de nossa Paróquia. Preparando-se para o estágio pastoral, pediu a Assembleia orações. Não somente para ele, como também para os padres, os seminaristas e pelas futuras vocações. Rezemos para que o Senhor da Messe mande operários, pois ela é grande e os operários são poucos.

A Celebração de hoje contou também com a presença extraordinário do seminarista José Raimundo de Jesus Cerqueira.

Confira as Fotos:

Por: Maurício Pereira