domingo, 30 de novembro de 2014

MISSA DO 1º DOMINGO DO ADVENTO

“Ficai atentos, preparai-vos para a vinda do Senhor”

Iniciou-se hoje o tempo do advento e com ele, um novo ano litúrgico. A palavra Advento deriva do latim “adventus" e significa aquilo que vem. Tempo de reflexão dos nossos atos e preparação para a vinda do Senhor.

A pastoral da Liturgia foi a responsável pela celebração.

Presidindo a Homilia, Pe. Rodrigo explicou que mesmo antes do Cristianismo ser uma religião oficial no Império Romano, no Natal já se celebrava a festa do Sol Nascente. Era uma festa pagã. Só depois que passou-se a celebrar o Nascimento de Jesus e não mais o sol: Jesus Cristo é o Sol que nasce em nossas vidas.

O Advento é uma palavra que vem do Latim que significa aquele que vem é um tempo também de reflexão, preparação e espera de Jesus que vai chegar. É um tempo que nos recolhemos: como uma noite em nossas vidas, à espera do dia que virá. Na Bíblia Sagrada os números são símbolos o 4, seguidos ou não de zeros é um número de purificação. Assim, como na quaresma que nos preparamos 40 dias para a morte e ressurreição de Cristo, no advento devemos nessas 4 semanas procurar nos preparar, purificar dos nossos pecados para a vinda do Salvador.

Na primeira Leitura, (Isaías 63,16-17.19 64,2-7) Isaias nos fala do tempo da Glória de Deus. Quando a Gloria de Deus vier ao nosso encontro as montanhas se derreterão como uma vela se derrete por que não existe nada mais forte, mais poderoso do que a glória de Deus. A montanha para os hebreus é lugar de oração nós sempre subimos a montanha para rezar, porém quando a glória de Deus vem ao nosso encontro não precisamos mais de montanha, para que subir, se a glória de Deus desceu ao nosso encontro? Se Deus já está em nosso meio, a sua glória também já se encontra entre nós, então não precisamos mais da montanha.

O tempo do advento é como uma saída do nosso conforto, das nossas certezas. Devemos colocar tudo em cheque para que Deus venha ao nosso encontro para justificar os justos, para justificar aqueles que procuram uma vida correta no caminho do Senhor.

Na II leitura (1 Coríntios 1, 3-9) São Paulo fala do tema Salvação: Jesus Cristo é a Glória de Deus, que vem ao nosso encontro. Deus desce do seu trono em Jesus Cristo e vem ao nosso encontro, porque Deus é fiel para nós. Mas somos fiéis a Deus? Aproveitemos esse tempo para nos fazer essa pergunta.

No Evangelho (Marcos 13, 33-37) Jesus diz: cuidado, ficai atento, vigiai, pois não sabeis o dia nem a hora que o Senhor irá chegar. E digo a todos vigiai, tanto faz aos justos, aos pecadores, portanto, nos resta estar preparados. Jesus crescia no conhecimento, pois Ele não nasceu sabendo tudo que iria acontecer, a consciência humana e divina cresce com Jesus Cristo. Quando Jesus foi perguntado sobre qual dia Ele irá voltar, Ele respondeu: nem eu sei quando isso irá acontecer. Precisamos nos preparar bem, olharmos para nossa vida, fazermos um exame de consciência para viver bem o Natal que vai chegar!

Por: Camila Carneiro e Fernanda Carneiro
Fotos: Júlia Karina