sábado, 22 de novembro de 2014

33º DOMINGO DO TEMPO COMUM

  • Primeira Leitura (Pr 31,10-13.19-20.30-31)
  • Responsório (Sl 127)
  • Segunda Leitura (1Ts 5,1-6)
  • Anúncio do Evangelho (Mt 25,14-30)
“Irmos ao encontro das pessoas que precisam de Vida e participar da alegria do Senhor!” É nesse desejo incontrolável de anunciar o Evangelho que fazemos parte da alegria do Senhor.

Neste júbilo acolhemos hoje 16/11/2014 mais neófitos. A Santa Missa teve como responsáveis o Terço das Crianças.

Homilia

A primeira leitura do livro dos provérbios fala da felicidade do homem que encontra uma mulher forte e que sabe organizar bem a sua casa. Mas a força dessa mulher, não é a mesma que estamos acostumados a ouvir e a valorizar, por exemplo, a beleza, a vaidade, que são coisas passageiras que o tempo encarrega de purificar. E percebemos isso em nosso corpo, conforme diz a própria Escritura. Quando fala dessa força, é a força que vem de Deus. Feliz o homem que encontra uma mulher assim; a mulher que leva a vida para a casa, a mulher que é forte da força que vem de Deus.

Na segunda leitura do livro dos Tessalonicenses, São Paulo fala do fim dos tempos. Estamos na 33° Domingo do Tempo Comum. Na Igreja o tempo litúrgico não é o mesmo do tempo cronológico. O sofrimento não é inútil na nossa vida! Temos de aceita-lo como algo que nos purifica, algo que nos faz fortes. Por isso que os mais velhos devem ser sempre valorizados. Pois tem a sabedoria que a vida proporcionou; venceram os problemas e chegaram à idade que chegaram. O sofriemnto purifica!

O Evangelho de hoje diz que Deus deu ao primeiro empregado cinco talentos e este lucrou mais cinco. Ao segundo Deus deu dois e este lucrou mais dois. O importante não é o número de talentos e sim a valorização dos Dons. Se voce só sabe cantar, faça como um Dom para a Comunidade, se você diz que só sabe varrer, faça como um Dom para a Comunidade. O importante é fazer algo com o Dom que Deus concedeu. Não digamos que não sabemos fazer nada, se não Deus dirá como disse ao terceiro empregado “preguiçoso, não só o talento que eu te dei Eu tirarei, mas até mesmo o que você tem Eu vou tirar e entregar ao que tem dez”.

Direito tem quem Direito anda. Quem não valorizar, não será valorizado.

Peçamos a Deus a capacidade,a audácia e a força para ir ao encontro das pessoas que precisam de vida, que estão perdendo a alegria para viver.

Confira as fotos:
(Clique nas imagens para ampliá-las)


















Por: Maurício Pereira
Fotos: Lylian Gabriele

Nenhum comentário:

Postar um comentário