sexta-feira, 18 de abril de 2014

MISSA DA CEIA DO SENHOR

Na procissão de entrada, o padre entrou acompanhado de leitores, salmista, seminaristas, ministros, coroinhas e 12 pessoas representando os discípulos de Jesus, os quais participaram do lava-pés.

• I Leitura- (Êxodo 12, 1-8. 11-14) feita por Neide.
  • Salmo responsorial- 115 (116B)feito por Marina.
  • II Leitura (1 Coríntios 11, 23-260) Feita por Rosimeire.
  • Evangelho- (João 13, 1-15).

Homilia:

Essa Ceia que estamos presenciando, na verdade é uma memória do que Jesus Cristo fez com os 12 apóstolos.

A primeira leitura, narra a pascoa dos judeus. Os Judeus celebram a páscoa não do modo que nós celebramos, eles celebram em memória da sua saída, da fuga do Egito, das mãos do tirano, e então a páscoa para os Judeus é a entrada na terra prometida. E para nós a páscoa é outro sentido, a nossa terra prometida é o céu, e quem garante para nós a salvação eterna é Jesus Cristo.

Nós como discípulos e seguidores de Jesus devemos assumir na nossa própria carne aquilo que ele sofreu, e ás vezes eu me recordo que na sexta-feira , o dia em que nosso Senhor estava sofrendo lá no monte das Oliveiras, nós estamos nos banqueteando, e a memória que era pra a gente resgatar, nós ainda não fazemos.

Antigamente, no tempo do Brasil colônia, onde havia escravidão, ao invés dos patrões comerem na sexta-feira, como a igreja diz, o dia de jejum, eu pego os alimentos e dou aos pobres, e quem eram os pobres? Os escravos. Aquele era o único dia que eles podiam comer bem e com fartura, e então eles não viviam o jejum por conta disso, e o preceito da igreja diz que aquele alimento vai ser doado para os pobres nesse dia, já que eles fazem jejum durante a vida toda. Então hoje, a sexta-feira aqueles que tem condições doam para quem não tem para que eles possam comer e nós agora vamos fazer jejum, só que com o passar do tempo, as pessoas foram misturando esses costumes. E por causa desse fato histórico, nós não fazemos jejum na sexta-feira.

No evangelho, Jesus Cristo quer lavar os pés dos discípulos, mas Pedro diz: “Senhor, não lava somente os meus pés, lava-me o corpo todo”. E Jesus disse: “Aquele que já tomou banho, não precisa lavar o corpo todo, vou te lavar somente os pés”. Mas nós realmente lavamos os pés dos nossos irmãos e irmãs? Nós fortalecemos o tempo da graça do Senhor para o nosso irmão? As pessoas que conhecemos, nós lavamos os seus pés? Ou será que queremos que eles lavem os nossos pés? Todas as vezes que agente quer ser servido e não servir, nós agimos contra a ideia de Jesus Cristo. Nosso Deus é verdadeiro, nosso Deus é o Deus da vida, peçamos a Deus a graça de sermos também o discípulo do Senhor, e nos colocar diante de nossos irmãos como aquele que serve.

Após a homilia, o padre lavou os pés dos 12 discípulos, ao som da música “Jesus erguendo-se da ceia”.

Após a Comunhão, os 12 discípulos foram convidados a repartir os alimentos à todas as pessoas que se encontravam presentes, assim como Jesus fez no dia da Santa Ceia.

Ao fim da Celebração, os homens seguiram junto ao padre na procissão do fogaréu pelas ruas da cidade. E enquanto isso, mulheres que não seguiram em procissão permaneceram em Vigília na igreja. A Vigília seguiu até a meia-noite.

Por: Lylian Gabriele
Fotos: Lucas