domingo, 26 de maio de 2013

ENCONTRO DE AVALIAÇÃO DAS PARÓQUIAS – FORANIA 1

No dia 18 de maio de 2013, foi realizado na Curia Diocesana um encontro para avaliar a caminhada das paróquias da Diocese de Serrinha – forania 1.

A Paroquia Sagrado Coração de Jesus foi representada por Padre Jairo, Pepa, Luciene, Anaildes e Cristiano.

Para iniciar o encontro foi entoado o Canto Maria de Nazaré pelos presentes, logo após foi feito a oração do Pai Nosso e em seguida foi lido um trecho do livro de Atos dos Apóstolos.

O Padre Ângelo fez a justificativa de que o palestrante de Moçambique não pode comparecer na reunião por força maior, mas que juntos iriamos realizar esse encontro de avaliação com os leigos.

Momento de organização do encontro – escolha das pautas.

Apresentação dos leigos, apresentar as pastorais e os seus objetivos e partilhar um pouco do nosso trabalho em nossas paróquias.

Alguns padres justificaram a ausência de representantes de algumas pastorais por também estarem envolvidos em outros compromissos.

Padre Ângelo de Teofilândia coordenou o encontro. Ele fez uma retrospectiva dos leigos e padres representantes dos movimentos e pastorais.

O Padre Oldak fez uma apresentação do encontro da forania da Pastoral Familiar ocorrido aqui em Serrinha onde só apareceu as paróquias de Ichu e do Bom Pastos e que assim mesmo foi realizado o encontro e foi percebido que as duas paróquias trabalham voltados para as orientações da CNBB.

Ele apresentou de como está o trabalho da forania frente a pastoral familiar e os desafios encontrado por esta pastoral em algumas paróquias.

Outros padres apresentou algumas dificuldades de os leigos participarem em encontros em outras paróquias.

Cristiano – PASCOM Ichu, apresentou sugestões de trabalhos para ser desenvolvidos com as foranias para melhorar e fortalecer os trabalhos nas paróquias.

Anaildes – Ichu, apresentou um pouco sobre as atividades da Pastoral da Catequese e os desafios encontrados na mesma.

Luciene – Ichu, apresentou de como está os trabalhos da Pastoral do Dízimo e que Padre Jairo tem dado um grande incentivo no desenvolvimento da pastoral.

Cristiano – Ichu, apresentou as ações da paroquia e ações das novas pastorais e movimentos da nossa comunidade - UPAC, PASCOM, RENOVAÇÃO JOVEM, PASTORAL DO IDOSO.

João Miguel falou de como está as CEB’s na diocese e os desafios encontrado pela mesma. Existem 8 vagas para essa forania 1 e que o Interclesial que ira acontecer entre os dias 07 a 11 de janeiro de 2014, na cidade de Juazeiro do Norte – Ceará – Diocese de Crato.

Apresentou os encontros da forania 1: 15/05 forania 1, 20/10 forania 2 e 17/11 forania 3. A passagem individual ficou de R$ 230,00 e a programação de todo o encontro como saída e retorno dos participantes.

Ficou decidido que as cidades que irão participar do 13º Interclesial será Ichu, Teofilandia e a Catedral.

Padre Oldak informou que no próximo domingo dia 26 de maio as 10 horas, na Cáritas Diocesana haverá um encontro com todos os peregrinos que Irão a Jornada Mundial da Juventude.

O livro de cantos da Diocese esta sendo organizado e que vai tentar organizar uma equipe para rever um trabalho que já foi feito pelo Padre Nivaldo mas que esta precisando de melhorias.

O Padre Ângelo agradeceu a todos os presentes e disse que era necessário outros encontros com os leigos para ouvir o que eles tem a dizer.

Para encerrar o encontro foi servido um lanche.

Por: Cristiano Reis