domingo, 3 de fevereiro de 2013

9ª NOITE DO NOVENÁRIO EM LOUVOR AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS - 2013 - MISSA DOS VIOLEIROS


A equipe de animação acolheu na frente da igreja o Bairro 9, os representantes do Radio Independente 104,9 de Ichu, os filhos da terra que hoje moram em outras cidades e sempre nos visitam nessa linda e maravilhosa festa, a irmã Luzia palestrante da noite e todos os violeiros de nossa terra. 

O bairro 9 entrou cantando Levanta missionário e o a rádio independente FM com a música Eu sou Feliz é na comunidade. 

Em seguida Meire sugeriu que todos se acolhessem com a música "Oi que prazer que alegria!".

Logo antes de toda essa primeira parte (acolhida) Raimunda Meire e Silvaneide declamaram um belo poema falando da vida do nordestino. 


A entronização da Palavra de Deus aconteceu com muita festa, dança, alegria. Ela foi entregue a Camila que representava Maria, recordando a oferta que fizera juntamente com José e Jesus no dia da Apresentação do Menino Jesus no Templo (liturgia de hoje). 

A leitura de Malaquias 3, 1-4 

O Salmo “O rei da glória é o Senhor Onipotente” (23) 

Evangelho segundo Lucas 2, 22-40 

O tema da noite “A fé sem obras é morta” foi desenvolvido por Irmã Luzia que veio acompanhada pelo casal André e Creuza e a Irmã Marta Oliveira. 

Disse que é difícil falar nessa noite, porque já se passaram 8 noites. Hoje nos reunimos para refletir, rezar em cima de uma pessoa: JESUS que recebeu o título de Sagrado Coração de Jesus. “O tema desta noite traz uma frase, que provavelmente a comunidade foi buscar na carta de São Tiago”. 

Citou o poema recitado no início, o cenário de apresentação de alegria das jovens, querendo nos colocar dentro desse mistério, da grande festa que a liturgia nos proporciona hoje: a festa da Apresentação do Menino Jesus. “Será que era necessário Maria cumprir essa lei, se quem estava nos seus braços era o dono de todas as coisas? Maria quer assim porque é uma mulher de fé. É a mulher escolhida pelo Pai para nos presentar seu Filho." 

“O Pai criador não fez nada de ruim, nem abandonou os nordestinos e pobres, o que precisa é colocar em prática essa fé. Se não caminhar junto fé e vida, tudo gerará morte.” 

“Após o nascimento de uma criança, enquanto não completava 40 dias, a mulher não saía de casa. Essa é a festa mais antiga da igreja católica (sec. IV) e o Semeão, idoso que cuidava do Templo pula de alegria porque foi visitado pelo filho de Deus. Amanhã também vocês vão exultar de alegria na festa do coroamento do Sagrado Coração de Jesus porque vocês nesses dias tiveram Sua visita”. 

“Essa festa é também chamada de Festa da Purificação, Maria foi purificada pela lei. Hoje também se celebra a Festa de Nossa Senhora das Candeias, da Candelária. São títulos à Maria.” 

“O Evangelho nos chama á libertação. Fé em obras é morte porque se você não mostrar a fé no ato de caridade ao próximo você está mentindo para Deus. Essa fé não é coisa teórica, ou sentimento interior essa fé é o compromisso que se manifesta em fatos e atos visíveis, e este exemplo é buscado no AT porque a fé vem traduzida no amor. O que há no nordeste não é abandono do Pai, o que há é exploração do próprio irmão e da irmã. É a própria humanidade que quer ser maior que o criador e destrói a obra de Deus”. 

“O que devemos fazer: não só dizer que temos fé, mas lutar para que a justiça seja feita, a paz aconteça, as promessa políticas sejam cumprias. No dia em que isso acontecer haverá novo céu e nova terra. E poderemos cantar quem é essa mulher vestida de sol... quem é essa mulher que cumpriu todas as leis de seu templo e realizou por seu filho a misericórdia do Pai.” 

Padre Jairo convidou os fieis a rezarem o credo. 

A ladainha foi cantada por Minininho. 

Após deu-se sequência normal da missa e no final houve entrega de lembranças ao bairro da noite, à palestrante, o sorteio do catecismo tendo como ganhadores o casal Meire e Adailton, foram dados os avisos e cantou-se parabéns pra D. Lourdes aniversariante da noite. 


Na frente da igreja a PASCOM apresentou dois vídeos: um sobre o Padre Leopoldo em homenagem aos 10 anos de seu falecimento e o outro sobre os movimentos e grupos de oração da nossa paróquia. A fanfarra Muvuka também apresentou-se. 

DEPOIMENTOS: 


“Muita animação, alegria, espírito veradeiro de vida em comunidade, especialmente do jeito de ser igreja das CEB’s. Os cantos muito bem escolhidos por retratarem a vida do povo” Irmã Luzia – palestrante da noite 


“Como é a 1ª vez que venho, eu achei muito animada, a celebração muito característica com a realidade da região. Esse resgate cultural é muito importante. Jesus celebrava assim, dentro de sua realidade. Você são muito animados e fizeram uma celebração característica sem fugir da liturgia, isso é muito interessante”. Irmã Marta Oliveira 


“A noite foi maravilhosa como todas. Mais uma novena para fechar com chave de ouro". André Nilton – Presidente e comunicador da Rádio Independente FM 


"A noite foi muito boa e mais uma vez, graças a Deus, o Bairro 9 participou da festa com muita força e dedicação”. Eli Santana – Bairro 9 


“Gostei muito da festa. Estou satisfeito com o novenário” – Altino – Comunidade de Queimada do Cedro 


“Sou apaixonada por Ichu e sempre que posso venho para esta festa maravilhosa” – Marta Selma - Comunidade de Queimada do Cedro 

Confira as fotos da Missa:
(Clique nas imagens para ampliá-las)

































Por: Geovana Marcia
Fotos - Neto Mendonça
Depoimentos - Cristiano e Geovana

Nenhum comentário:

Postar um comentário