quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

6ª NOITE DO NOVENÁRIO EM LOUVOR AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS - 2013


Com muita devoção e alegria foi festejada, nesta quarta-feira (30/01), mas uma noite do novenário em louvor ao Sagrado Coração de Jesus em nossa Paróquia. Os Casais Jovens e o Bairro VI, juntamente com os paroquianos presentes, acolheram as Comunidades de Sagrado Coração de Maria (Alto), São José Operário (Capoeira do Rio), Nossa Senhora do Perpetuo Socorro (Umbuzeiro), Santo Antônio (das Fazendas Reunidas), Sagrada Família (Campo Alegre) e Senhora Santana (Lagoa do Meio). 

Com o tema Creio na Comunhão dos Santos o Padre Nilton (da paróquia de Nossa Senhora de Belém de Biritinga) conduziu a celebração. 



O casal comentarista da noite Edilma e Clebsom deu boas vindas a todos e dedicou a celebração aos falecidos e aos aniversariantes do dia, em especial ao nosso bispo Dom Ottorino. 

Com o canto “Saiu o semeador, semeando a sua semente e na terra ela foi brotando cada uma em solo diferente”, a acolhida da palavra foi feita por cristãos das Fazendas Reunidas. 

VÍDEO 


A liturgia do dia nos apresenta as seguintes leituras: Hebreus 10, 11-18, o Salmo 109 e o Evangelho segundo Marcos 4, 1-20. 

O palestrante da noite, Pe. Nilton, em sua reflexão, ressaltou a alegria em está em uma Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, já que nasceu em uma Paróquia dedicada e honrada na fé a Ele. Para o padre, o Sagrado Coração de Jesus é o centro da nossa vida. Assim, levou-nos a refletir indagando: “Quem é Jesus? O que é ele para mim?”. 

Lembrou também que depende dos mais experimentados na fé a transmissão dos valores religiosos aos jovens: 

“O verbo de Deus já está em nossa cultura, em nossa formação. desde a nossa concepção, desde o nascimento, desde a forma do nosso intelecto, do nosso ser como pessoa humana a palavra de Deus, o germe de Deus já está infundido em nós.” 

Parabenizou a todos pela escolha do tema, o cerne da nossa vida Cristã: a Oração do Creio. Convidou-nos a praticar o princípio da fé dado pelo próprio Deus. Lembrou-nos dos Santos e os Mártires da Igreja e da importância do sacramento da Eucaristia nos atentando para a pouca disposição dos fiéis para a confissão. 

Finalizou pedindo que rezássemos pelos pecadores que não estão em comunhão com Deus, pela salvação das almas que estão no purgatório para que sejam apresentadas a Nosso Senhor Jesus Cristo. 

O Pai Nosso foi resado em silêncio. Momento bastante bonito e emocionante da celebração. O Pe. nos lembrou da importância de esperarmos um ao outro. 

Foram dados alguns avisos sobre como será a sétima noite e foi pedido as pessoas que contribuíssem com ingredientes para fazer cachorro-quente e servir no próximo domingo (03/02) depois da missa das crianças. 


Logo após, como é feito toda noite, foram convidados os representantes das comunidades presentes para receberem uma lembrança e foi sorteada a rifa de um catecismo tendo como ganhador Vitor (filho de Janúbia). Padre Jairo anunciou também, que a Paróquia ganhou uma TV 22 para rifar e convidou os fiéis para a venda e compra dos bilhetes. 


Ao finalizar a celebração desta noite foi exibido, pela PASCOM, um vídeo sobre os párocos que fizeram parte da nossa Paróquia. Em seguida foi realizado um bingo de uma novilha tendo como ganhador Heitor Santana. 

Depoimentos: 



“É sempre uma oportunidade única se celebrar a festa do Padroeiro. Um momento que agente se sente unido ao bispo da Diocese, nosso pastor maior, Dom Otorino, e também poder estar com os colegas, o Pe Jairo. Somos uma família presbiteral. As vezes as pessoas não veem os padres como uma família, mas somos uma família.” (Padre Nilton) 


“Senti um povo alegre, povo de Ichu, bem assíduo na sua religião. Sentir uma emoção maior quando foi cantou o Hino do Padroeiro e quando as pessoas entraram e foram bem acolhidas. Eu acho que a nossa Igreja ta faltando isso ainda em algumas paróquias, pelo entusiasmo. Me senti em casa!” (Pedro dos Santos Barbosa – Biritinga) 


“Hoje é um dia especial. Sinto-me muito alegre, principalmente pela comunidade e a pregação do Padre Nilton.” (Pêpa – Comunidade do Alto) 



“Maravilhosa! De todos os anos que participo como animadora do bairro VI, foi o ano que me senti mais feliz pela participação dos moradores do bairro.” (Silvaneide – Bairro VI) 


“Estou muito alegre e satisfeito por participar da festa que a cada ano fica mais brilhante. Parabenizar a PASCOM pela cobertura e iniciativa. A acolhida foi muito aconchegante.” (Bruno Cedraz – Lagoa do meio) 



“Gostei muito! A festa está bem organizada. Fomos bem acolhidos e gostaria de participar mas vezes.” (Lauriana Sirlei – Campo Alegre) 



“Participar da celebração do novenário nos faz sentir felizes, contribuindo com nossos dons, principalmente quando percebemos a participação de toda a comunidade. Participar nos faz amadurecer como cristãos e viver o Reino de Deus aqui na terra.” (Edilma – Casais Jovens) 



“A noite foi maravilhosa! Como comunidade nos sentirmos realizados. A oportunidade de cada comunidade é muito importante para nos sentirmos valorizados.” (Ivanilda – Fazendas Reunidas) 


Confira as fotos:
(Clique nas imagens para ampliá-las)













































Por: Ilka Myrele
Fotos: Lhayanna Karolyna e Fernanda Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário