quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

MISSA DO 2º DOMINGO DO ADVENTO


A luz de Cristo, que esperamos neste Advento, enxugue todas as lágrimas, acabe com todas as trevas, consolem quem está triste e encha nossos corações da alegria de preparar sua vinda neste novo ano de graça! 

No último dia 09, foi celebrada a Missa do 2º Domingo do Advento. Este é um dos tempos do ano litúrgico e pertence ao ciclo do Natal. 

Sob a responsabilidade da Equipe do Terço das crianças e ministrada por Pe. Jairo, a celebração seguiu o ciclo litúrgico preparando a nossa casa e a nossa vida para a chegada Daquele que vem! 


Dando inicio a celebração foi acessa a vela vermelha, a segunda a ser acessa. Ela nos convida a conversão, ao arrependimento dos nossos pecados, bem como ao compromisso de prepararmos, o caminho do Senhor que virá, assim como João Batista. Esta vela lembra ainda a fé dos patriarcas e de São João Batista, que anuncia a salvação para todos os povos. 

Seguindo os rituais da Missa foi proferida a 1ª Leitura (Baruc 5,1-9), O Salmo Responsorial (Salmos 125), a 2ª Leitura (Filipenses 1,4-6.8-11) e o Evangelho do Dia (Lucas 3,1-6). 

Em seguida Pe. Jairo proferiu algumas palavras nos convidado a celebrar o advento, preparando o caminho para a chegada do Senhor. 

Fazendo relação com as Leituras do dia, ele falou sobre as figuras do advento, que são pessoas importantes, lembradas em todo o período do advento até a chegada do Natal. 

O Profeta Isaias que nos tempos difíceis do exílio do povo, levava a consolação e a esperança. Jesus é o Salvador, não é um juiz que veio para nos condenar, mas sim para nos salvar. Isaias falava da libertação e reanimava o povo exilado com fé e esperança. 

Outra figura é a materna, Maria, nossa co-redentora, a mãe de Jesus Cristo. Não há como viver o advento sem falar da mulher que gerou em seu ventre o nosso Salvador. Assim como ela precisamos dizer “sim” ao chamado de Deus, para nascermos e nos manifestar no mundo. Do mesmo modo, necessitamos assim como Maria, preparar a casa para a chegada do Senhor. 

José, esposo de Maria, com sua humildade se destaca como o homem justo que aceita a missão de ser pai adotivo de Jesus. Com sua justiça é modelo de fé para aqueles que querem entrar em diálogo e comunhão com Deus. 

João Batista, o precursor do Senhor, pregava o Batismo de Conversão para o perdão dos pecados no Rio Jordão, da mesma forma não podemos nos acomodar. Devemos ser assim como ele, mensageiro do Senhor, e levar a Palavra de Deus para todos os homens. 

Desta maneira, essas quatro pessoas, cada uma com seus exemplos de vida, nos convidam a ser cristãos, seguidores do Evangelho. 

Jesus é a luz do mundo, que a cada ano se ascende no Natal. É com esse propósito que devemos iluminar todos os anos nossas casas no período do advento para esperar a chegada do Senhor. É nosso dever, enquanto cristãos batizados, o pedido a Ele de perseverança. 

Que o tempo do advento seja não apenas para receber nossa família e nossos amigos, mas que ele sirva para preparar o nosso coração para receber Jesus, o Salvador. 


Seguindo os ritos da Missa, foi feita a Liturgia Eucaristica, as preces, e em um momento propicio foi anunciada a despedida do Seminarista Gil, que segue agora evangelizando e levando a Palavra de Deus para outros lugares.

Confira as fotos da Missa:
(Clique nas imagens para ampliá-las)


 












Por: Lhayanna Carneiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário