sábado, 18 de agosto de 2012

6° DIA DA VISITA PASTORAL DE DOM OTTORINO


Iniciando sua jornada de visitas no dia 17 de agosto de 2012, o nosso Pastor visitou a Escola Marcolino Santana Lima, onde juntamente com os professores, funcionários e estudantes rezaram um Pai Nosso Pedindo a proteção Divina a todos os presentes. 




Em seguida o Bispo foi visitar o Posto da Polícia Militar em nosso Município. Lá foi recebido pelo Soldado Jorge Soares e seu companheiro de plantão Genivaldo. Iniciando a visita o Bispo indagou aos policiais qual era o maior problema de violência na cidade? Jorge Soares respondeu que são as drogas, bebidas alcóolicas e as agressões nas mulheres, mas que as mesmas não fazem a denuncia. Que durante a semana a cidade é tranquila, mas que quando chega aos fins de semana a violência aumenta. Ele também relatou sobre o brutal acontecimento ocorrido na comunidade de Barra, onde foram assassinados três adolescentes. 

O soldado Jorge Soares comentou também sobre a vida religiosa dos policiais, onde alguns são evangélicos e outros são católicos atuantes. 

O senhor Bispo questionou sobre a organização do órgão e parabenizou o local, pois ele tem passado por outras cidades maiores e que deixou a desejar. 

Foi apresentado também o projeto de instalações de câmeras na cidade para aumentar a segurança na cidade mas que atualmente o projeto está parado. 

Para finalizar a visita o Bispo convidou a todos para que juntos rezassem um Pai Nosso e uma Ave Maria pedindo a Deus proteção para todos os policiais de Ichu. 

VISITA NO COLÉGIO ESTADUAL LUIZ JULIO CARNEIRO 


Prosseguindo a jornada ele visitou o Colégio Estadual Luiz Júlio Carneiro, onde foi recebido pelos alunos, direção, professores e Funcionários cantando a hino de sua chegada. 

Ele agradeceu a todos que ali estava presente e questionou aos alunos o que era ser pastor? Ele comentou brevemente sobre a sua função e apresentou aos alunos o 3 símbolos que o Bispo usa para a sua identificação: O cajado, a mitra e o anel – este representa o sinal de amor pela sua igreja e sua aliança com a diocese. 

Ele comentou também para os estudantes o motivo pelo qual os Bispos e Padres não podem casar-se. Pois se eles tivessem casamento e família não poderiam servir a igreja como ela merece. 

Em seguida ele questionou quem gostava de Jesus? E disse aos presentes que ele nos dá a vida eterna. Ele também nos apresentou a história do homem que queria conhecer Deus. “O mundo não nos dá felicidade, mas sim prazer, drogas e ídolos e que tudo isso não satisfaz o homem, que os prazeres são passageiros”

Despediu-se, e convidou a todos para que juntos rezassem um Pai Nosso, pedindo proteção a Deus e desejando uma caminhada de sucesso para que se tornem gente no amanhã. 

VISITA NA ESCOLA MUNICIPAL ALOÍSIO CEDRAZ 


Logo em seguida ele visitou a Escola Municipal Aloísio Cedraz visitando todas as salas e rezando um Pai Nosso e desejando aos estudantes sucesso na vida escolar e também sucesso na vida religiosa. O estudante João Vitor questionou ao Bispo quanto tempo ele estava a frente da diocese? Ele pediu que os estudantes tivessem compromisso e responsabilidade com a sua vida de estudante e que tivesse cuidado com a família. Falou também do significado da palavra EDUCAÇÃO. Foi um momento de surpresa e alegria entre os estudantes, professores e funcionários daquela escola. 

VISITA AOS ENFERMOS


Dentro de sua agenda extensa e cansativa o bispo não deixou de visitar alguns enfermos que vivem próximos a escola. Juntamente com a Ministra da Eucaristia Maria Nascimento ele visitou o Senhor Rosalvo, Dona Tutui, e Dona Jasce. Em todas as visitas ele rezou e pediu a Deus que aliviasse o sofrimento daqueles enfermos. 

ENTREVISTA À RADIO COMUNITÁRIA 


Encerrando seus trabalhos pela manha D. Ottorino concedeu uma entrevista na radio comunitária de Ichu – INDEPENDENTE FM 104,9. Inicialmente ele saudou a todos os presentes e os radiouvintes. O LOCUTOR Iradilson Lucio pediu que ele falasse de sua origem. Ele respondeu que é de origem italiana da região norte da Itália. Que chegou ao Brasil no dia 21 de setembro de 2005. Quando questionado sobre a diocese que ele coordena, ele nos respondeu que tem 250 mil habitantes, que tinha 16 padres e agora está com 30, apresentou também algumas obras materiais e algumas espirituais da diocese de Serrinha. Disse também que está na fase conclusiva das visitas pastorais, visitando tanto a zona urbana como a zona rural de todas as cidades que tem passado. 

Ele percebeu que 65% dos católicos apenas 5% são atuantes e que a igreja ficou para no tempo precisando renovar. 

Quando questionado sobre o que mais lhe chamou a atenção aqui em Ichu ele nos respondeu que foi o entusiasmo das pessoas em lhe receber e em falar com ele, até mesmo de outras religiões e relatou sobre as famílias. 


Ele disse que os meios de comunicação tem 2 pontos um positivo e outro negativo e que precisamos aproveitar o que ela tem de bom e eliminar o que for ruim. Disse que a igreja sempre falou de política e que aqui em Ichu pediu aos candidatos que deixassem as baixarias de lado e apresentassem propostas concretas a população e pediu ao povo que escutassem os programas e lessem as propostas para depois cobrarem dos políticos. 

Ele finalizou o programa agradecendo a todos os ouvintes e ao pessoal da Rádio Independente Fm.


VISITA NA ESCOLA TIA ZULA


Não estava em seu roteiro mas o Bispo Dom Ottorino fez questão de fazer uma visita também a Escola Tia Zula onde foi acolhido pelas crianças, professoras e Diretora da instituição com o hino em homenagem a sua pessoa, as crianças cantaram outras músicas e fizeram a oração que realizam na escola:

Bom Pai do Céu permanecei sempre perto de mim.

Fazei que eu vos ame cada vez mais, que meu coraçãozinho de criança seja puro e que não haja lugar para raiva. Que meus olhinhos estejam voltados somente para o bem.

Deus afastai de mim pensamento de qualquer maldade contra meus irmãos. Não permitais que da minha boquinha saia alguma mentira, ou palavra feia.

Fazei Senhor que eu ame todos os meus irmãos, amigos ou inimigos, bons ou maus, conhecidos ou não, que eu encontrar durante a minha vida.

Fazei Senhor que eu nunca venha magoar o coração dos meus pais que me tratam com todo amor.

Senhor dai-me vontade e coragem para cumprir fazendo aos outros o que eu quero que os outros me façam. Amém!

Após ser acolhido o Bispo fez algumas questões para conhecer a realidade da Escola e logo depois teve um momento de descontração e ensinamento com as crianças, sobre a obediência, através de contação de história. As gargalhadas mostraram quão prazeroso e importante foi à visita dele para todos na instituição.

VISITA ÀS COMUNIDADES DE ALTO/ CAPOEIRA DO RIO 


Na comunidade de Alto D. Ottorino foi acolhido com bandeirinhas e com o hino. Ao entrar na capela, saudou a todos e agradeceu a acolhida. Em seguida fez as perguntas costumeiras para conhecer a realidade religiosa e social do povo que ali vive. 

Falou do objetivo da visita e ao constatar as dificuldades da comunidade, questionou: será que as pessoas não sentem necessidade de viver o dia do Senhor? E advertiu: “católicos que não sabem o sentido de ser católico estão perdendo a fé”. Disse que escuta muitas pessoas dizerem que são de fé, mas não participam das celebrações, não vivem os sacramentos, então cadê a fé? 

Sobre a dificuldade de participação dos jovens, falou: “E se os jovens começassem a se organizar? A se animar eles mesmos? Isso é possível.” Mas se a família não incentiva, não orienta no caminho, não dá coragem, eles se perdem na fé. 

Acredito que as pessoas tem a mentalidade passada pela TV e outros meios, de que Deus não é mais importante. Nesse sentido, tem que começar de novo. A paróquia precisa ajudar nesse processo. 

A missionária que fez missões na comunidade disse que soube da visita do bispo e veio saber como estava a comunidade, parabenizou o bispo pela visita falando da importância desse gesto e ressaltou que sem participação nas missas, nos cultos, a comunidade se perde e as pessoas fracassam na caminhada. 

Concordando com a missionária, Dom Ottorino disse que a fé tem que se mostrar pelas obras e a primeira obra é a participação. O pai católico deve exigir que seus filhos participem, dando o exemplo para isso, do contrário podemos nos arriscar a perder a eternidade. O filósofo Platão, que era pagão, já dizia: nós vivemos poucas décadas neste mundo e com tão pouco tempo podemos perder a oportunidade de perder a eternidade. Vocês acham que a vida termina nesta terra? Jesus falou bem claro: Meu Pai separará os bons do lado direito e os maus do lado esquerdo. 

Dom deu uma séria palavra sobre o compromisso dos pais em encaminhar seus filhos na vida de fé e disse que não faltam subsídios, mas sim consciência. 

Relatando sua experiência vocacional disse que se sentia muito preocupado com o povo, com sua vivência da fé. A preocupação é pelo povo de Deus morrer, desanimar, perder a fé. Há muita indiferença que mata. 

Para falar do descaso com as coisas de Deus deu vários exemplos que enfrentou durante esses 7 anos de diocese: 
  • O silêncio na Igreja: tem gente que entra na Igreja para rezar, ter um momento íntimo com Deus e tantas pessoas conversam, fazem barulho; 
  • O decote: “não levem a mal é questão de respeito”; 
  • A interrupção na celebração: tem gente que chega atrasado e fica saudando os outros na hora errada; 
  • Falta de conhecimento do sagrado momento da consagração: pessoas conversam, não prestam atenção, não fixam o olhar; 
  • Celular: não podem desligar e depois verificar quem ligou? 
  • A inquietação das crianças: elas não têm culpa, mas é preciso educar. 
Concluindo falou ainda: Gente, os católicos são minoria porque a maioria são católicos nominais. Quem verdadeiramente vive como católicos somam apenas 5%. O que fazer? Arregaçar as mangas, ser missionários, reconquistar. Nunca tudo é perdido. Sejam fieis ao culto, à missa, ao dia do Senhor. 

Dom entregou a lembrança aos animadores de Alto e de Capoeira do Rio, Pepa e Trindade falaram em nome das comunidades agradecendo a presença do bispo e o encontro foi encerrado com a oração do Pai Nosso. 


Padre Jairo agradeceu a todos e convidou os presentes para a missa de encerramento da visita que será amanhã às 19:30. 

Na oportunidade visitou três idosos na comunidade: o pai de Dagmar, a mãe e tia de Pepa. 

VISITA À COMUNIDADE DE UMBUZEIRO 


A comunidade recebeu o bispo com bandeirinhas e com uma bela música de acolhida e em seguida D. Ottorino agradeceu e iniciou os questionamentos sobre a comunidade. 

Estavam presentes também pessoas da comunidade de Calumbi, já que a animadora do Umbuzeiro é também daquela comunidade. 

Ao falarem da pobreza da comunidade, Dom disse: tirem da cabeça que somos pobres, essa palavra vem dos coronéis, dos políticos que não querem ver a liberdade do povo. Tenho dito e repito, a pobreza é mental. Vocês tem moto, tem carro, tomam uma cervejinha, as mulheres usam batom, perfume, a crianças toma um sorvete de vez em quando? Então não são pobres. Tudo isso é bom, mas não podem esquecer que tudo vem de Deus. Se Deus pede que demos o dízimo, Ele sabe que podemos dar porque Ele não pede o que não podemos dar. 

Para exemplificar que Deus age em nossas vidas quando somos fieis ao dízimo, contou vários depoimentos que já ouviu de pessoas que contribuem com 10% como deves ser. Se não tem tudo bem, mas se tem porque não dar? Dízimo é questão de fé. 

Enfatizou que estamos vivendo uma época em que o povo mostra-se pagão, excluindo a Deus. Quando Jesus começou sua história o mundo era pagão e mesmo assim os primeiros cristãos, os apóstolos fizeram sua parte a ponto de dizer: Sem o domingo não podemos viver. Lembrem-se então (e cantou): o ressuscitado vive entre nós, amém, aleluia! 

Se o ressuscitado vive entre nós, porque temos medo? Se vive entre nós porque não o anunciamos? Se falamos em tantas coisas, por que não falarmos de Jesus Cristo? 

Devemos reconstruir nossa identidade de católicos. 


Encerrando, entregou a lembrança às animadoras de Umbuzeiro e Calumbi e convidou a todos a rezar o Pai Nosso.

VISITA ÀS COMUNIDADES DE LARANJO E CANAVIAL



Seguindo seu roteiro o Bispo realizou a Santa Missa na Comunidade de Canavial, deixando sua mensagem para todos ali presentes. Logo após a Santa Missa houve a comemoração da passagem do aniversário de Dona Nieta.

Confira as fotos das visitas à Macolino, PM, CELJC, EMAC e Tia Zula
(Clique nas imagens para ampliá-las)




















Confira as fotos da visita aos enfermos
(Clique nas imagens para ampliá-las)




Confira as fotos das visitas à Independente FM
(Clique nas imagens para ampliá-las)





Confira as fotos das visitas às Com. de Alto e Umbuzeiro
(Clique nas imagens para ampliá-las)
















Confira as fotos das visitas às Com. de Laranjo e Canavial
(Clique nas imagens para ampliá-las)




















Cobertura das visitas à PM, CELJC e EMAC: Cristiano Reis e Lylian Gabriele

Cobertura das visitas às Com. de Alto e Umbuzeiro: Geovana Márcia e Cristiano Reis

Cobertura das visitas às Com. de Laranjo e Canavial e Tia Zula: Zaíra e Pedro César

Nenhum comentário:

Postar um comentário