domingo, 1 de julho de 2012

MISSA FESTIVA EM LOUVOR A SÃO PEDRO - COMUNIDADE SÃO PEDRO

TEMA CENTRAL: SÃO PEDRO, PESCADOR DE HOMENS (Lc 5,10)

Na noite do dia 30 de junho, a Comunidade São Pedro (Bairro VII) celebrou festivamente o seu padroeiro SÃO PEDRO.

A animadora Edimária acolheu a todos os presentes falando que a Igreja, para Evangelizar, precisa de pessoas de coragem como Pedro.

A Palavra foi muito bem entronizada sendo trazida por pescadores e acompanhada pela representação de São Pedro (segurando chaves) e de Jesus Cristo, figura central de toda a história da Salvação.

As leituras foram as da vigília: 1ª leitura (At 3, 1-10); Salmo 18; 2ª (Gl 1, 11-20); Evangelho (Jo 21, 15-19)

Na homilia Padre Jairo ressaltou que já no século IV essa festa era celebrada com 3 missas e até pouco tempo sua festividade acontecia no dia 29, mas o materialismo foi afastando os cristãos e a Igreja transferiu para o domingo seguinte a fim de dar a esses cristãos a oportunidade de continuar com esse compromisso.

O fundamento da festa encontra-se na Palavra de Deus. Pedro, inspirado pelo próprio Jesus, inicia a caminhada da Igreja que hoje precisa de todos, pois apesar de tanto católico e tanto evangélico, a violência cresce cada dia mais. Então, será que estamos assumindo nosso compromisso? Muitas pessoas dizem no batismo que renunciam o mal, que vão assumir o compromisso e depois quando tem outro batismo vai de novo. Também as autoridades, muitas participam e depois fazem falcatruas. Devemos nos centrar na Palavra de Deus para pô-la em prática.Deus nos vai pedir contas do que fizemos e do deixamos de fazer. Ser pescador de homens é obrigação de todos nós.

Na 1ª leitura fica clara a importância dos santos, quando Pedro é enviado e reconhece sua missão. Santo não é Deus, mas é escolhido, tocado e enviado para fazer suas obras. A presença dos santos é indispensável na vida das pessoas. Deus sempre quis contar com homens e mulheres para o seu projeto de Salvação.

Sobre a 2ª leitura, enfatizou que precisamos ser uma Igreja ACOLHEDORA e que o sacramento da penitência é uma oportunidade para participarmos dignamente, pois o pecado é como poeira, se não for tirado acumula. Sobre o poder do padre em absolver os pecados, Pe. Jairo disse que se não fosse pecador talvez não entendesse o pecado do outro.

A Palavra de Deus nos conscientiza e nos chama a sermos pescadores de homens: "Pedro, apascenta minhas ovelhas". Se tem uma coisa bonita no catolicismo é que ele propõe: TU QUERES?, mas não impõe.

Após a missa houve venda de comidas e leilão animado por Musical Eventus.

PARABÉNS A COMUNIDADE SÃO PEDRO PELA BELÍSSIMA FESTA!
QUE SIGA FIRME EM SUA CAMINHADA DE "PESCAR" HOMENS E MULHERES E INSERI-LOS NO REINO DO PAI.

Por: Geovana Mácia
Fotos: Cristiano Reis