segunda-feira, 18 de junho de 2012

ENCERRAMENTO DOS FESTEJOS DO PADROEIRO DAS FAZENDAS REUNIDAS - SANTO ANTONIO


Durante os dias 13 a 17 de junho foram realizados os festejos em comemoração ao Padroeiro das Fazendas Reunidas. Santo Antonio foi festejado com muita alegria e fé pelos presentes. Dentre esses cinco dias tiveram temas como: Louvemos a Deus pela Palavra anunciada e a Eucaristia celebrada em vista da conversão e da justiça; Sejamos comunidade de Comunidades dando testemunha do Ressuscitado; A iniciação Cristã, um desafio para as famílias e para a Igreja em defesa da vida, nos dias de hoje. 

E neste domingo, dia 17 de junho foi realizado o encerramento dessa festa tão bonita. Foi realizada uma procissão as 16h00min e as 17h00min, Missa Festiva celebrada por Pe. Jairo a qual foi bem participativa por toda a comunidade. 

Padre Jairo iniciou suas palavras falando da felicidade de estar festejando a Santo Antonio e deu inicio ao batizado de mais um cristão, Cauã. 

A entronização da Palavra foi feita com entrada de adolescentes da comunidade que espalhavam sementes por onde passavam, traziam nas mãos a água, a luz e a Bíblia, conduzida por um adolescente vestido como Santo Antonio enquanto era entoada a musica Põe a semente na terra, não será em vão... 



Durante a celebração da Palavra, tivemos as leituras de Ezequiel, 17, 22-24; 2Corintos, 5, 6-10 e o Evangelho de Marcos, 4, 26-34. 

Durante a homilia, Pe. Jairo fez referencia a Parábola do grão de mostarda, onde ele expressa que “o Reino de Deus é como um grão de mostarda que, ao ser semeado na terra, é a menor de todas as sementes da Terra. Quando semeada, cresce e se torna maior do que todas as hortaliças e se estende em grandes ramos, onde os pássaros podem se abrigar”. 

“Jesus nos convida a continuar a peregrinação à busca da Terra prometida.” 

Lembrou que Jesus utilizava muitas parábolas que falava com seus seguidores e el, plantas e pessoas onde nos encaminhou a Palavra de Jesus. 

Ele expressava sempre que a semente jogada na terra é como o nascimento de um ser, que irá crescer e que um dia será colhido por Deus. Onde se referiu também a parábola de João 15, onde nos diz que o ramo que não presta será cortado e o que presta deverá ser cultivado. 

Pe. Jairo comparou Jesus a um agricultor, que cultiva a sua plantação, assim como Jesus cuida de sua multidão. 

Após os avisos, Pe. Jairo encerra a celebração com a benção final. 

Depois da celebração, tivemos a venda de comidas típicas na barraca enquanto a comunidade se aquecia diante da fogueira, uma tradição ainda presente em nossa região.


Confira as fotos do Encerramento dos Festejos:
(Clique nas imagens para ampliá-las)














Por: João Ramos e Cristian Leide
Fotos: João Ramos e Cristian Leide

Nenhum comentário:

Postar um comentário