domingo, 22 de abril de 2012

SEMANA SANTA NA COMUNIDADE DE NOVA ESPERANÇA – ICHU-BA - ATIVIDADES DO SEMINARISTA GIL


Entre os dias 05 a 08 de abril de 2012, a comunidade de Nova Esperança (Cachimbo) da Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Ichu-Ba vivenciou a Semana Santa, de forma intensa, como um forte tempo de graça e de espiritualidade no caminho do seguimento dos passos de Jesus, rumo a sua Paixão, Morte e Ressurreição. Durante esses dias de fé e de compromisso cristão, a comunidade contou com a ajuda e colaboração do seminarista Gildvan (Gil) da Diocese de Serrinha, e do casal Antonio e Edíosa da comunidade de Mocambinho Paróquia de Santa Luz. A Semana Santa, bem sabemos, é um tempo muito forte e importante para a nossa Igreja, porque nela celebramos e revivemos o centro de nossa fé cristã, que é o Tríduo Pascal, isto é, a Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor. 


Na quinta-feira santa (05/04), as19h30 aconteceu na capela de Nossa Senhora Aparecida, comunidade local, a celebração da Ceia do Senhor com o gesto do lava-pés, recordando os dois gestos realizados e deixados por Jesus, naquela noite, a sua Igreja. No término da celebração houve a trasladação de Jesus Eucarístico, saindo do Tabernáculo para o local que tinha sido preparado. 


A sexta-feira santa (06/04) foi um dia bastante intenso. As 05h00 da manhã aconteceram à procissão do encontro de Jesus com sua mãe, seguida da via-sacra, saindo do povoado para o monte, relembrando os passos de Jesus ao caminho do calvário. As 15h00 foi realizada na capela a celebração da Paixão do Senhor, com a adoração da Santa Cruz, revivendo a hora em que Nosso Senhor Jesus Cristo entregou a sua vida pela salvação da humanidade. As 19h00, como é de costume, a comunidade se encontrou na capela para cantar o Ofício da Paixão e para a adoração do Senhor morto. 


No sábado santo (07/04) dia do silêncio e do recolhimento, alguns membros do terço dos homens se encontraram na capela as 06h00 da manhã para rezar o terço de Nossa Senhora. Durante toda a manhã foram realizadas algumas visitas aos doentes e idosos da comunidade. As 18h30 aconteceu a celebração da Vigília Pascal, mãe de todas as vigílias, recordando e revivendo a passagem de Cristo da Morte para a Vida. A celebração teve início no lado de fora com a bênção do fogo seguida da procissão com o Círio Pascal acesso, o qual representa Cristo ressuscitado, Luz do mundo. 


O domingo de Páscoa (08/04) é um dia muito importante para todo o cristão, porque nesse dia celebramos a Ressurreição do Senhor, ou seja, seu triunfo sobre a morte. As 08h00 da manhã a comunidade se encontrou na capela para a celebração pascal, maior festa do cristão. Ao término da celebração deu-se por concluída a Semana Santa na comunidade de Nova Esperança. Agora, todos vivem na certeza e na alegria que Cristo está vivo e presente na vida da comunidade, Aleluia!! 

Mensagem: 


A experiência vivida da Semana Santa na comunidade de Nova esperança foi muito boa, apesar da quantidade razoável de participantes nas diversas atividades desenvolvidas. Deu para rezar mais e estar mais próximo de Jesus. E acredito que, também, as pessoas conseguiram vivenciar profundamente as experiências com Deus. Portanto, celebrar o Tríduo Pascal é celebrar a razão e fundamento de nossa fé. É celebrar a esperança certeza, de que Deus não nos desampara hora alguma, e que nos ama, profundamente e sem limites, a ponto de entregar o seu próprio Filho Jesus Cristo pela nossa salvação e de toda a humanidade. Por isso, agradeçamos sempre ao bondoso Deus por tamanho Amor, e afirmemos corajosamente que Cristo é nossa Luz e nossa Salvação. Feliz Páscoa e um forte abraço!!! 

Texto: Seminarista Gil

Confiram as fotos das atividades:
(Clique nas imagens para ampliá-las)
















Nenhum comentário:

Postar um comentário