sexta-feira, 6 de abril de 2012

LAVA PÉS E PROCISSÃO DO FOGARÉU


Pe. Jairo deu início a celebração falando dos três ícones mais importante da Santa Ceia:

- O compromisso na disponibilidade do amor ao próximo; 
- A instituição da Eucaristia; 
- A instituição do sacerdócio. 

Na homilia Pe. Jairo salientou que cada missa celebrada é o sacrifício de Cristo na cruz em razão do seu amor por nós. Que no dia de hoje sejamos gratos pela Eucaristia e gratos pelo amor de Deus. Falou também que nós não devemos nos apegar as coisas do mundo, pois o ser humano está sendo cada vez mais ingrato para as coisas de Deus. Ele abordou sobre a Páscoa do povo de Israel e do papel de Moiséis na libertação dos Judeus, enfatizando que Deus não nos criou para os vícios e sim para a liberdade, pois Deus nos chama a todo momento para que nós nos doemos ao seu reino. 

Explicou sobre a instituição do sacerdócio e da Eucaristia, agradecendo aos fiéis por suas orações dirigidas aos padres. 



LAVA PÉS 

Vamos acompanhar os gestos praticados por Jesus no lava-pés. Este aconteceu numa refeição. Estar ao redor de uma mesa é sentar-se e partilhar as alegrias, as angústias, as emoções..., também algo para comer.

- Jesus levantou-se da mesa. Ele nos diz que é preciso sair do nosso egoísmo, mobilizar-se, ir ao encontro dos outros. 


- Tirou o manto. Jesus se esvazia de si mesmo e coloca-se na condição de servo. Ele nos ensina sobre a necessidade de despojar-se de tudo o que divide, dos fechamentos, das barreiras, dos medos, das inseguranças, que nos bloqueiam na prática do bem. 



- Pegou uma toalha e amarrou-a na cintura. Jesus põe o avental para servir. "Aquele que era de condição divina, humilhou-se a si mesmo" (Fl 2, 6-8). Ele nos propõe o uso do avental do servir na disponibilidade, e na generosidade, e ainda do comprometer-se com os mais necessitados e colocar-se em último lugar. 


- Colocou água na bacia. Jesus usa instrumentos da cultura do povo: água e bacia. Repete um gesto que era feito pelos escravos ou pelas mulheres. Ele quer nos dizer que para anunciar sua proposta é preciso entender, conhecer, assumir o que o povo vive, sofre, sonha... 


- E começou a lavar os pés dos discípulos. Para lavar os pés Jesus se inclina, olha, percebe e acolhe a reação de cada discípulo. Com o lavar os pés, Jesus nos compromete a acolher os outros com alegria, sem discriminações, a escutar com paciência, a partilhar os nossos dons... 


- Enxugando com a toalha que tinha na cintura. Jesus enxuga os pés calejados, rudes e descalços de seus discípulos. São muitos os gestos que Jesus nos convida a praticar para amenizar os calos das dores de tantos irmãos: visita a doentes e idosos, organizar-se para atender crianças de rua, uma palavra de ânimo a aidéticos, valorização de nossos irmãos indígenas... 


PROCISSÃO DO FOGARÉU 

A Procissão do Fogaréu recorda Judas e os soldados, com tochas acesas, procurando Jesus Cristo no Horto das Oliveiras. Hoje, as tochas acesas “devem servir para iluminar o caminho dos que procuram Jesus Cristo, que é a Luz do Mundo, e esta deve ser a missão de toda a família. Isso para nós fieis representa um convite a conversão própria do espírito quaresmal.” 

No nosso município a procissão do fogaréu iniciou-se por volta do ano de 1938 e foi introduzida pela família de Joaquim Lázaro Carneiro. 

No início só participavam os homens como forma de preservar a história real em que nos grupos dos soldados não existiam mulheres. Contudo, tal prática fora modificada como forma de valorização da mulher e seu papel na sociedade e na igreja. 

Os fieis seguindo a tradição trazem suas velas para relembrar aquele momento com muito fervor e devoção. 


Confiram um vídeo da Procissão do Fogaréu:


DEPOIMENTOS DOS FIÉIS: 

"Durante a quaresma a Quinta Santa é símbolo importante, pois se faz memória da instituição da Eucaristia. Fiquei honrada pelo convite de ter representado os discípulos na encenação do Lava Pés e finalizando com a Procissão do Fogaréu que representa luz para humanidade". 
(Diana Santiago, Estudante da Área de Saúde) 

"Para mim foi tudo novidade, pois nunca participei de nenhum ritual da Semana Santa. É um momento de fé, oração e de reconhecimento do amor de Deus por nós". 
(Adelma Carvalho e Elmo Carneiro, Casais Jovens) 

"Foi um momento forte, um chamado a uma revisão de nossa prática de vida". 
(Auristela Muniz, Pastoral da Família)



Confiram as fotos da Celebração e da Procissão do Fogaréu:
(Clique nas fotos para amplia-las)














































 













Nenhum comentário:

Postar um comentário