sábado, 4 de fevereiro de 2012

FESTA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS – 8ª NOITE

A partir do Tema da Campanha da Fraternidade 2012 e do lema “Que a saúde se difunda sobre a terra (Eclo 38, 8), a 8ª noite foi dedicada aos funcionários da saúde e agentes comunitários, tendo a participação das Comunidades Senhor do Bonfim de Varjota, N. Sra. das Graças de Bandeaçu (Coité) e das Paróquias de Candeal, Santa Mônica (Feira de Santana) e Conceição do Coité. 

A noite foi organizada pelo Apostolado da Oração e Legião de Maria da nossa paróquia. 


Logo na procissão de entrada tivemos a participação de profissionais da saúde (Dr. Paulo e Sandra) acompanhados de pacientes e medicamentos, chamando a atenção de todos para o que seria refletido na noite e na CF 2012. 


A entronização da Palavra foi feita pela Paróquia de Santa Mônica, sendo um momento emocionantemente forte. A leitura do dia foi extraída do livro do Eclesiástico 47, 2-13, o Salmo foi o 17 e o Evangelho Mc 6, 14-29. 


O tema foi trabalhado pelo Frei Cristóvão da Paróquia de Santa Mônica que, invocando a luz do Espírito santo iniciou apresentando a temática e falando da sua significância. Que a saúde de difunda sobre a terra, é o desejo de Deus e precisa ser o nosso também. Muitos se conformam dizendo que o mal acontece por vontade de Deus: “Deus nunca quer o nosso mal. Deus deseja que todos tenham vida em abundância” e lembrando a frase de Jesus “Sem mim nada podeis fazer”, nos convocou a buscar a saúde preventiva, fazendo a nossa parte através de uma boa alimentação: “quem não busca comer coisas saudáveis só pensando no prazer, quem fuma, quem não fica sem uma branquinha, como pode querer ter saúde?” 

Alertou que além do físico precisamos cuidar também do psicológico porque há doenças causadas pela emoção como por exemplo: desejo de vingança, falta de perdão, relacionamentos doentios, contrariedades, assistir programas negativos. É preciso buscar viver bons relacionamentos e se livrar dos vícios. E quando a doença chega? É preciso ter fé. A fé é comprovadamente o remédio para nossas enfermidades, pois quem tem fé, tem o sistema imunológico mais leve. Então é preciso confiar na medicina e acreditar em Deus. Cuidado com programas de TV que alienam propagando uma cura sem responsabilização do sujeito, não podemos deixar que Deus haja sozinho, temos que fazer a nossa parte. O SUS, apesar de suas limitações é referência no mundo. É preciso ter mais atenção para com o SUS e para que funcione melhor a população precisa participar e colaborar mais buscando respeitar as prioridades das pessoas, dos que tem mais necessidades e não precisa fazer “barraco” para ser atendido. “Devo como cidadão me inteirar para saber o que precisa na minha saúde, posso colaborar não tirando o lugar de quem precisa mais que eu, usando o necessário e não ficar reclamando. É preciso sermos colaboradores e não só cobradores”. 

NO FINAL DA MISSA, o APOSTOLADO DA ORAÇÃO fez uma homenagem os 85 ANOS DE FÉ E DEVOÇÃO DO POVO DE ICHU AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS. Confira o texto: 

Este ano estamos comemorando 85 anos de devoção ao Sagrado Coração de Jesus, no município de Ichu. 

Durante essa caminhada de fé, testemunho e oração, podemos fazer uma analogia com a contemplação dos mistérios do Santo Rosário, pois vivenciamos momentos gozosos, com a construção da Igreja, chegada da imagem do Sagrado Coração de Jesus, a criação do Apostolado da Oração, do grupo de catequese e a consagração do Município ao seu excelso padroeiro. Os mistérios luminosos, com a criação da Legião de Maria, a criação da Paróquia, organização das pastorais e a estruturação dos trabalhos nas comunidades rurais. Os mistérios dolorosos, vivemos com as perdas, dificuldades, desavenças e desafios. Os mistérios gloriosos, vivemos com as festas, missões e comemorações. 

Aos 25 anos de “bodas de prata” que significou para nós a fidelidade da devoção. Aos 50 anos, “bodas de ouro” comemoramos a fase áurea da nossa fé que resistiu durante meio século os desafios, as fraquezas, os conflitos e saiu vitoriosa e mais forte. Aos 75 anos, “bodas de diamante”, o brilho desta pedra nos mostrou cada vez mais a direção a seguir – Sagrado Coração de Jesus, fornalha ardente de caridade. Aos 80 anos, “bodas de carvalho”, árvore frondosa que serve para construção. 

A nossa devoção vem construindo o Reino de Deus formando discípulos missionários que unidos ao Papa rezamos para que “ao nome de Jesus todo joelho se dobre no céu, na terra e debaixo da terra e toda a língua proclame: Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai” (Fl 2, 10-11). 

Hoje estamos completando 85 anos de devoção: “Bodas de Girassol”. Esta flor tem tudo a ver com a nossa história de vida na Igreja. Devoção amadurecida na fé, na oração e no testemunho! O girassol tem o significado de adoração, representa a glória, a paixão e a dignidade. A postura desta flor também sugere altivez, mantida com alegria, integridade e respeito. O girassol tem esse nome porque essa flor acompanha a trajetória do sol, do nascente ao poente. Da mesma maneira nós precisamos estar voltados para o Sol –Cristo, garantindo luz e felicidade para nós e nossa comunidade. 

Sejamos, pois fieis, como o girassol estando sempre em posição de adoração, amor e respeito. 

Lucinéa Gordiano Lima 



No canto final o Apostolado da Oração entregou uma lembrança com sementes de girassol para os participantes. 

Depoimentos 

“Muita alegria vir pela primeira vez, celebrando com o povo de Ichu onde o nosso coração sai enriquecido. Mais que falar de Jesus, a gente vem aprender na escola do Salvador. Como é bom vivermos unidos como irmãos, celebrando a festa da vida”. Frei Cristóvão, palestrante da noite

“Senti que a gente pode resgatar a união das comunidades. O afeto que percebi aqui é semelhante ao das primeiras comunidades cristãs. O encontro foi caloroso, parece que uma somos uma família”. Josenilda, paroquiana da Santa Mônica

“Me sinto muito feliz. Achei essa noite uma das melhores, foi maravilhoso!” Edineuza, animadora da comunidade de Varjota

“Estou encantado com a festa esse ano. Já conheço o site da paróquia, inclusive já postei, mas não entrou a mensagem”. Afonso, filho de Ichu, residente em Mairi

“Achei a nossa noite ótima. A participação das comunidades e a palestra foram maravilhosas!” Bernadete, Presidenta do Apostolado da Oração de Ichu

“Acabei de elogiar a festa ao Pe. Jairo. O dinamismo está nota 10, as barracas e tudo mais está muito organizado” Carlos Cheiro, paróquia de Candeal

“O povo aqui tem o privilégio de ter um padre evangelizador, apesar de que o povo de Ichu já é catequizado”. Silvanei, filha de Ichu, paroquiana de Candeal

“Pra mim foi ótimo: boa participação das comunidades vizinhas, a barraca foi bastante movimentada. Uma coisa que achei gostosa foi o encontro com as pessoas que conhecemos em outras paróquias, principalmente da Pastoral da Criança, isso é maravilhoso”. Cácia, Bairro II

“Achei muito interessante, organizada e bem participativa”. André Luiz, repórter e comunicador local.

Confira as fotos da 8º noite:
(Clique nas fotos para amplia-las)































Nenhum comentário:

Postar um comentário