quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

FESTA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS – 6ª NOITE

Nesta 6ª noite do novenário, a liturgia foi preparada pelos Casais Jovens e contamos com a participação das comunidades do Sagrado Coração de Maria (Alto), São José Operário (Capoeira do Rio), Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Umbuzeiro) e São Pedro e São Paulo (Ipueirinha – Conceição do Coité-BA). O homenageado da noite foi o MCP (Movimento das Comunidades Populares) e a oração dirigida aos poderes públicos (legislativo, judiciário e executivo). 





Na Entronização da Palavra, organizada pela Comunidade do Alto e do Umbuzeiro, a Bíblia foi trazida na bandeira do município. 


A leitura do dia, (2º Samuel 24,2.9-17) e o Salmo 31 (32) foram realizados por casais do grupo Casais Jovens e o Evangelho (Mc 6, 1-6) pelo Padre Jairo. 


Em seguida, o palestrante Pe. Luiz Ademir Ferreira, da Paróquia de Araci-BA desenvolveu o tema da Noite – A Igreja, a política e a sociedade –, enfatizando que estamos vivendo uma época de crise de valores, o que está afetando a vida religiosa. E destacou que a 1ª Igreja começa em casa, mas ser Igreja não é só rezar em casa: “ A família deve estar presente na celebração eucarística”. 

Quanto a ideia de política, Foi deixado bem claro que Igreja e política tem tudo a ver. Em suas palavras: “ Uma coisa é política, outra é politicagem! Vamos separar as coisas. O mundo não anda melhor na questão política porque se sustenta na politicagem; Igreja e política tem muito a ver. Não esqueçamos que a Igreja está inserida na política e na sociedade. A política que a Igreja prega é a que visa o bem dos cidadãos. Se nós Igreja fôssemos mais unidos, nós teríamos pessoas da Igreja no poder, estamos acomodados; precisamos acordar!” 

Lembrando das desavenças que ocorrem no período eleitoral, salientou que não devemos disputar política partidária pensando na manutenção do próprio ‘eu’, e sim, na construção de um mundo melhor

E finalizou lembrando que devemos formar a nossa mentalidade política, e para isso é preciso ter conhecimento. A sociedade só pode ser transformada quando a gente tem o conhecimento e busca mudanças. Uma sociedade que não valoriza o conhecimento é uma sociedade alienada. “Mudem o mundo! Essa mudança deve partir de cada um de nós. Se a gente muda, o mundo muda também. Mas, não esqueçamos que para transformar esse mundo é preciso ter fé e seguir a palavra de Deus”


Alguns músicos da cidade (Bito, Heldon, Rudson, Aldeon, Nem do correio e Zé Birôa) se reuniram para realizar o momento cultural, tocando forró. 

Depoimentos: 

“Que todos tomem consciência como Cristãos de que devem se engajar na política visando a transformação da sociedade em todos os seus aspectos (saúde, educação, lazer, entre outros). A festa está animada, bem participada e muito bonita” (Pe. Ademir Ferreira - Palestrante da Noite). 

“A festa está ótima, os temas estão excelentes, a acolhida melhorou muito este ano e espero que as arrecadações continuem como estão e que as pessoas doem mais prêmios para o leilão.” (Pêpa - Comunidade do Alto)

“A coisa mais linda do mundo! Peço ao Sagrado Coração de Jesus mais animação, sabedoria, força e vigor para o povo. A festa do nosso Padroeiro não é para ninguém faltar, porque é alegria!” (D. Antônia – Comunidade do Umbuzeiro)

Confira as fotos da 6º noite:
(Clique nas fotos para amplia-las)




















Nenhum comentário:

Postar um comentário